Início Caçapava Queijeira de Caçapava conquista oito medalhas no Mundial do Queijo do Brasil

Queijeira de Caçapava conquista oito medalhas no Mundial do Queijo do Brasil

Foto: divulgação
Publicidade

Desejo da Silvania faturou medalha Super Ouro, a mais alta da premiação. Outros sete queijos elaborados pela produtora Camila Almeida receberam Ouro, Prata e Bronze

Oito queijos artesanais produzidos pela mestre queijeira Camila Almeida, da fazenda Estância Silvania, localizada em Caçapava, interior de São Paulo, foram premiados com medalhas de Super Ouro, Ouro, Prata e Bronze durante a 2ª Edição do Mundial do Queijo Brasil, que aconteceu nesse último final de semana, em São Paulo.

O concurso de queijos e lácteos recebeu, ao todo, 1,133 mil inscrições de 11 países, entre eles: Brasil, México, Panamá, Estados Unidos, Portugal, Espanha, França, Itália, Suíça, Inglaterra e País de Gales.

De acordo com os organizadores do evento, foram considerados critérios como aspecto interno e externo, textura, e outras características sensoriais. Na fase classificatória, dos mais de mil participantes, apenas 21 concorreram as medalhas Super Ouro; 86 de Ouro; 158 de Prata e 219 de Bronze.

A produtora de queijos artesanais, Camila Almeida, garantiu a maior medalha da premiação, o Super Ouro, pela elaboração do queijo Desejo da Silvania. “Este queijo é um produto de massa láctea de triplo creme, com mofo branco, banhado com cachaça branca e maturado por 20 dias”, explica a queijeira.

Os queijos premiados são: Ouro: Nozinho Silvania; Ouro: Palito Silvania; Oaxaca Silvania: Prata; Ricota Cremosa Silvania: Prata; Taiada Silvania: Bronze; Tesouro Silvania: bronze; Frescal Silvania: Bronze

Queijos premidos mundialmente

Camila Almeida, mestre queijeira e proprietária da Fazenda Estância Silvania, é reconhecida mundialmente por seus queijos produzidos por leite A2.

Em setembro de 2021, na França, Camila participou da 5° Edição Mondial du Fromage et des Produits Laitiers, e trouxe muitas medalhas para a casa. Três de seus queijos conquistaram medalhas: queijo de lavanda e envolto flores comestíveis, queijo com cerveja de macadâmia produzida na Serra da Mantiqueira, ambos medalha de ouro, e queijo recheado com Içá, levou o bronze. E ainda conquistou mais duas medalhas de prata com o trabalho de maturadora.

Os queijos de Camila ainda colecionam prêmios do maior prêmio do Queijo Artesanal Brasileiro. O evento avaliou quase 500 tipos de queijos artesanais de todo o Brasil, eles foram avaliados por uma equipe de 24 jurados técnicos e chefes em gastronomia que analisaram critérios como sabor, aparência e textura.

Publicidade