Início Pindamonhangaba Pindamonhangaba recebe cursos gratuitos para formação de agentes culturais com patrocínio da...

Pindamonhangaba recebe cursos gratuitos para formação de agentes culturais com patrocínio da Novelis

Foto: divulgação
Publicidade

Jovens e adultos de Pindamonhangaba poderão participar, durante os meses de setembro e outubro, do Laboratório Criativo – Formação de Agentes Culturais, uma série de cursos livres gratuitos, oferecidos pela Quitanda Soluções Criativas com patrocínio da Novelis, voltados para a área da Produção Cultural. Serão oferecidos cinco cursos on-line ao vivo, 13 cursos on-line gravados e cinco formações presenciais.

As inscrições para os cursos presenciais e on-line ao vivo deverão ser feitas entre os dias 05 e 18 de setembro, por meio do site www.laboratoriosculturais.com. Já para os programas on-line gravados, os interessados poderão se inscrever até 31 de outubro a partir da data de liberação do conteúdo na plataforma. Os interessados deverão ter idade mínima de 15 anos e será fornecido certificado de participação para cada curso.

A diversidade de modalidades foi pensada como uma forma de facilitar a vida de quem busca capacitação na área de Produção Cultural, respeitando o estilo de vida de cada um. A gama de cursos também visa compartilhar o conhecimento e construir um pensamento cultural sistematizado e cuidadosamente formulado por renomados acadêmicos.

“Estamos sempre atentos ao que a população da cidade de Pindamonhangaba precisa para o desenvolvimento pessoal e profissional. Esses cursos surgiram da constatação de que havia uma demanda para essa área de atuação e um desejo de diversas pessoas de adquirir conhecimento acerca do setor. Gerar oportunidades para quem mora na cidade que nos acolhe é uma de nossas prioridades e estamos felizes de poder colocar um projeto tão importante em prática”, afirma Eunice Lima, diretora de comunicação e relações governamentais da Novelis.

O Laboratório Criativo: Formação de Agentes Culturais é uma realização da Quitanda Soluções Criativas, do Instituto BR e dos Laboratórios Culturais, com patrocínio da Novelis, apoio institucional da Prefeitura de Pindamonhangaba, através da Secretaria de Cultura e Turismo, produção executiva da Cinco Elementos e produção Marco Zero.

Cursos presenciais

Serão ofertadas 50 vagas para cada um dos cinco cursos presenciais, a serem realizados no auditório da Secretaria de Cultura e Turismo de Pindamonhangaba (Rua Deputado Claro César, 33 – Centro, Pindamonhangaba – SP).

DiaCursoHorário
20/09Elaboração de projetos I – Introdução17 às 21h
21/09Elaboração de projetos culturais II – Partes de um projeto17 às 21h
22/09Mobilização e Captação de Recursos17 às 22h
27/09Elaboração de projetos culturais III – Processo de redação17 às 21h
29/09Prestação de Contas para Projetos Culturais – Aspectos Jurídicos18 às 20h

Curso Online ao vivo

DatasCursoHorário
28/09Prestação de Contas para Projetos Culturais17 às 21h
04 e 06/10Lei Paulo Gustavo e Aldir Blanc18 às 20h
11 e 13/10Desenvolvimento Sustentável: ODS E ESG18 às 20h
17 e 19/10Igualdade de Gênero18 às 20h
18 e 20/10Avaliação de Impacto de Projetos Culturais18 às 20h

Cursos Online assíncronos (sob demanda)

Data de liberação Nome do curso
19/09Introdução a Produção Cultural
19/09Introdução à Elaboração de Projetos: Conceitos e princípios
19/09Políticas de Fomento: Editais e leis de incentivo
26/09Planejamento Estratégico
26/09Elaboração de Projetos Culturais: Partes e processos de redação/composição
03/10Protagonismo Juvenil
03/10Participação Política: novas formas de participação
10/10Cultura e Periferia
10/10Mobilização e Captação de recursos
10/10Identidade de Gênero
17/10Acessibilidade e Inclusão
17/10Educação e mundo do trabalho
17/10Place Branding

Sobre a importância do setor

A Produção Cultural é uma atividade relacionada à organização de ações culturais de diversos segmentos e movimenta milhões de reais por ano no Brasil. Leis de incentivos e a injeção de recursos públicos e privados agitam o setor com projetos audiovisuais, espetáculos musicais e teatrais, além de eventos dos mais variados portes.

O profissional da área precisa de uma sólida formação para atuar nos mais diversos segmentos. Um produtor cultural pode envolver-se em todas as etapas de um projeto artístico e cultural, desde a captação de recursos até a apresentação final, além da avaliação dos resultados, fazendo a ponte entre os setores de criação artística e de gestão de um projeto.

Dependendo de seu perfil ou necessidade do projeto, esse profissional pode se envolver com questões técnicas e operacionais ou desenvolver atividades de gerenciamento de projetos como um todo.

Em instituições públicas, um produtor ajuda a elaborar as políticas culturais do governo nas esferas municipal, estadual e federal, desenvolve ações em centros culturais e participa de programas de preservação do patrimônio histórico.

Em empresas privadas, o produtor cultural analisa pedidos de patrocínio para eventos culturais selecionando os projetos que mais se encaixam com os objetivos da organização, além de administrar o orçamento destinado para este fim.

Publicidade