Início São José dos Campos Após 2 anos, São José dos Campos volta a realizar desfile de...

Após 2 anos, São José dos Campos volta a realizar desfile de 7 de setembro

Foto: Lucas Cabral/PMSJC
Publicidade

Após dois anos sem a solenidade da Independência, São José realiza nesta quarta-feira (7), a partir das 8h, o tradicional desfile cívico-militar, celebrando os 200 anos em que o Brasil conquistou a emancipação de Portugal.

As atividades começam com o hasteamento de bandeiras na Avenida São José (orla do Banhado). O desfile, no mesmo local, acontece às 9h.

Neste ano, participam representantes e bandas das forças de segurança pública, Fundhas, Cephas, Senai, Fundação Cultural Cassiano Ricardo, igrejas, Secretaria de Mobilidade Urbana e Secretaria de Educação e Cidadania, . 

Haverá sonorização e sinalização em toda a extensão do desfile, além de ambulâncias para atendimentos de emergência, área reservada para pessoas com deficiência e banheiros químicos à disposição da população.

Escolas da rede municipal vão desfilar no Dia da Independência

Cerca de 900 integrantes vão representar a rede de ensino municipal de São José dos Campos no desfile em comemoração aos 200 anos da independência do Brasil. O evento será realizado pela Prefeitura nesta quarta-feira (7), a partir das 9h, na Avenida São José, no centro da cidade.

Participarão da atividade cívico-militar alunos, professores e outros profissionais de seis escolas de ensino fundamental integral, uma de educação infantil e da EFE (Escola de Formação do Educador). Os ensaios finais ocorrem nesta terça-feira (6), nas próprias unidades, para acertar detalhes da apresentação, que é uma das atrações mais esperadas pelo público.

Com o tema São José dos Campos: a Cidade da Educação, o destaque neste ano é o programa Educação 5.0, que já foi implantado em seis escolas de ensino fundamental. O objetivo é mostrar as ações desenvolvidas nesse campo, além de valorizar a comunidade escolar. A expectativa é de muita alegria por parte dos estudantes, professores, orientadores, gestores e demais funcionários que vão participar do desfile.

Unidades participantes

• Emefi Maria Antonieta Payar (Pinheirinho dos Palmares)

• Emefi Luiz Leite (Galo Branco)

• Emefi Moacyr Benedicto (Campo dos Alemães)

• Emefi Vera Babo de Oliveira (Altos de Santana)

• Emefi Vera Lúcia Carnevalli (Santana)

• Emefi Hélio Walter Bevilacqua (Nova República)

• Emei Benedito Carvalho dos Santos (Paço Municipal)

• EFE (Escola de Formação do Educador)

Vias interditadas 

Na quarta-feira, a partir das 6h30, serão interditadas a Avenida São José e a Rua Humaitá, sendo permitido o acesso apenas para moradores e veículos de autoridades. Todas as vias e acessos serão liberados após o término do desfile, previsto para 12h.

Desfile cívico muda trânsito no centro da cidade

A solenidade da Independência com hasteamento da bandeira e o tradicional Desfile do 7 de setembro irão causar algumas intervenções viárias na região central da cidade, entre 6h30 e 12h de quarta-feira (7). As atividades começam oficialmente às 8h com o hasteamento de bandeiras na Avenida São José (orla do Banhado). O desfile, no mesmo local, acontece às 9h.

Na quarta-feira, a partir das 6h30, serão interditadas a Avenida São José e a Rua Humaitá, sendo permitido o acesso apenas para moradores e veículos de autoridades. Todas as vias e acessos serão liberados após o término do desfile, previsto para 12h. Haverá sinalização em toda a extensão do desfile.

Interdições

Haverá interdição na avenida São José, desde o cruzamento com a Via Norte até a travessa Francisco Almada. A rua Humaitá será fechada a partir do cruzamento da João Guilhermino até a travessa Cândido Portinari, liberando o acesso para o trânsito local e participantes do desfile, até a Praça Afonso Pena.

Os acessos à rua Sebastião Humel, entre a avenida São José e a rua Vilaça, assim como às ruas Coronel José Monteiro e a rua Rubião Júnior serão interditados com acesso pela rua Vilaça.

Como rota alternativa, os motoristas devem acessar a rua Francisco Rafael e Vilaça. O transporte público será desviado pela rua Francisco Rafael até o Terminal Central, seguindo sentido avenida Sebastião Gualberto, avenida Mário Galvão, rua Vilaça, Francisco Paes, travessa Francisco Almada e avenida Madre Tereza. Para garantir a fluidez e segurança viária todos os cruzamentos da avenida Sebastião Gualberto serão fechados e o trânsito sentido zona norte seguirá até a Via Norte.

Publicidade