Início Pindamonhangaba ‘Galeria Lilás’ é inaugurada na Câmara de Vereadores em Pindamonhangaba

‘Galeria Lilás’ é inaugurada na Câmara de Vereadores em Pindamonhangaba

Foto: Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba
Publicidade

Espaço aberto no hall de entrada da Casa Legislativa apresenta fotos e dados de todas as mulheres que foram eleitas e atuaram no Poder Legislativo da cidade

Com a participação de vereadores, autoridades, ex-vereadoras e familiares e convidados especiais, a Câmara de Pindamonhangaba promoveu na tarde desta quarta-feira, dia 31 de agosto, no hall de entrada da Casa, a inauguração da “Galeria Lilás”.

A criação do espaço na Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba foi feita por intermédio da Resolução nº 03, de 28 de junho de 2022, cuja autoria do projeto é da vereadora Regina Célia Daniel Santos – Regininha (PL) e do Presidente do Poder Legislativo, vereador José Carlos Gomes – Cal (Republicanos). Além deles, também participaram do evento inaugural, os vereadores Carlos Eduardo de Moura – Magrão, Felipe Guimarães Silva Figueiredo – Prof. Felipe Guimarães, Francisco Norberto Silva Rocha de Moraes – Norbertinho, Herivelto dos Santos Moraes – Herivelto Vela, Júlio César Carneiro de Souza – Julinho Car e Marco Aurélio de Souza Mayor – Marco Mayor. Entre as autoridades e convidados, estiveram presentes a vereadora de Caçapava, Dandara Gissoni, o Secretário Adjunto de Governo, Alexandre Pereira Costa – Pió, o Secretário Adjunto de Administração, Vitor Macedo e a representante do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Geni Rosa Dias. As ex-vereadoras Geni Dias Ramos, Gislene Cardoso – Gi, Myriam Alckmin e Cícera Santana também prestigiaram a solenidade de inauguração.

Galeria Lilás

A “Galeria Lilás” consiste em espaço reservado para um mural de fotos de vereadoras que compuseram todas as legislaturas. De acordo com a Resolução nº 03/2022, o objetivo maior é resgatar a história das mulheres parlamentares no Legislativo de Pindamonhangaba e essa galeria – localizada no hall de entrada da Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba – estampa as fotos das vereadoras dispostas lado a lado, em ordem cronológica de posse, constando abaixo de cada uma a identificação e o período de atuação.

Galeria Lilás Foto: Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba

Pronunciamentos

Na abertura do ato inaugural, o Presidente da Câmara de Pindamonhangaba e um dos autores da Resolução que criou a ‘Galeria Lilas’, vereador José Carlos Gomes – Cal agradeceu a presença dos vereadores, ex-vereadoras e familiares e de todas as autoridades e enfatizou que estava muito contente com o empenho de todos para que esse projeto fosse concluído. “Tomara Deus que na próxima legislatura tenhamos mais mulheres como vereadoras, pois a mulher faz parte de todo o processo social, econômico e democrático”.

Única vereadora da atual legislatura e autora da Resolução que criou a ‘Galeria Lilás’, Regina Célia Daniel Santos – Regininha ressaltou o empenho de todos para que esse projeto fosse concluído em tempo hábil para ser inaugurado em agosto. “Ao longo dos 72 anos de Legislatura, apenas 10 mulheres atuaram como vereadoras, o que mostra como o processo decisório dos cidadãos precisa ser mudado”. De acordo com a vereadora Regininha, “Nós precisamos que esse olhar, esse sentimento, esse cuidado esteja bem representado na política. Nesta galeria estão as mulheres que fazem parte da história de Pindamonhangaba. Cada um no seu momento trabalhou nesse representatividade para promover importantes políticas públicas para nossa cidade. Parabéns à todas elas!”

A vereadora de Caçapava, Dandara Pereira Gissoni, lembrou a importância da mulher participar da vida política do município e parabenizou a Câmara de Pindamonhangaba pela implantação da ‘Galeria Lilás”. “Esse reconhecimento é importante para fortalecer o papel da mulher na política da cidade. Nossa sociedade tem que valorizar o papel da mulher. Temos que destacar a atuação da mulher na política e estar aqui hoje deixou meu coração mais feliz”.

Dandara – Foto: Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba

Falando em nome das ex-vereadoras homenageadas na ‘Galeria Lilás”, Gani Dias Ramos – Dona Geni lembrou a trajetória da primeira mulher que foi vereadora. “Dona Carminha foi a percussora de todo esse processo político. Dona Carminha foi um modelo pra mim e só estou na politica, porque acreditei que poderíamos fazer a diferença. Que outras mulheres tenham a coragem de participar da política de nossa cidade”. Ela também fez um agradecimento pela ‘Galeria Lilás’. “É um momento de agradecimento. Uma homenagem em que agradecemos a Deus por ter passado esse tempo nesta Casa Legislativa e ter dado o melhor de cada uma pela nossa cidade”.

Dona Geni Foto: Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba

Após o ato inaugural, a Câmara de Pindamonhangaba ofereceu um café de confraternização para autoridades e convidados.

Publicidade