Início Pindamonhangaba Novo prédio do Ambulatório de Saúde Mental é inaugurado em Pindamonhangaba

Novo prédio do Ambulatório de Saúde Mental é inaugurado em Pindamonhangaba

Foto: PMP/divulgação
Publicidade

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Saúde, realizou a inauguração da nova sede do Ambulatório de Saúde Mental na sexta-feira (26). A unidade, que funcionava na rua Dr. Gregório Costa, agora passa a ser no CEM (Centro de Especialidades Médicas), rua Dr. Frederico Machado, em área mais ampla e adequada para atendimento de qualidade à população.

O novo prédio conta com acessibilidade, ampla recepção, consultórios e outras dependências, todas pensadas em oferecer um local agradável e confortável aos usuários.

O vereador José Carlos Gomes – Cal – disse que é fundamental o olhar especial para as pessoas que precisam de atendimento psicológico.

A secretária de Saúde, Ana Claudia Macedo, ressaltou investimentos em infraestrutura e a chegada de mais profissionais do setor. “Temos trabalhado muito para atender a crescente demanda por serviços psicológicos em todas as nossas frentes. É um momento que passamos, pós-pandemia, de uma quantidade maior de pessoas que precisam de atendimento e estamos fazendo o possível para suprir essa demanda elevada”.

Ela frisou que “o Ambulatório de Saúde Mental compõe a rede de atenção à saúde mental do município e é voltado ao atendimento de adultos com transtornos mentais severos e persistentes”.

O prefeito, Dr. Isael Domingues disse que o objetivo do serviço “é oferecer atendimento à população, realizar o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários”.

Foto: PMP/divulgação

Dr. Isael elogiou a esquipe da Secretaria de Saúde pelo trabalho que realizam no município. “Investir na saúde é investir nas pessoas, é dar qualidade de vida, dar atenção, dar amparo, evitar problemas, prolongar a vida. Não sabemos o dia de amanhã. Todos estamos sujeitos a termos problemas de saúde. Todos sem distinção. Com saúde mental é da mesma forma. Além de ter trabalhado na saúde pública, de ser servidor de carreira, conheço também a gestão da saúde. Fui secretário de Saúde por seis meses e conheço bem como é o trabalho, a pressão, e o cuidado e carinho que deve ser dado ao paciente. E você fazem isso muito bem feito. Meus parabéns a vocês”.

Ele destacou a atenção especial ao paciente que precisa de tratamento psicológico. “Só quem já passou por um problema mental, ou com um parente próximo, sente os sintomas e sabe como isso é. Como é uma situação angustiante, dolorosa, que afeta a todas as pessoas que estão em volta. Por isso precisamos e vamos, cada vez mais, expandirmos nossos serviços, para darmos acolhimento, dignidade e humanizar esse atendimento”, finalizou.

O evento contou com membros da Secretaria de Saúde, além dos vereadores Felipe Guimarães, Rogério Ramos e Regininha. Após a inauguração, o novo Ambulatório de Saúde Mental iniciou suas atividades na segunda-feira (29).

Foto: PMP/divulgação
Publicidade