Início Pindamonhangaba Encenação teatral relembrou a passagem de Dom Pedro por Pindamonhangaba

Encenação teatral relembrou a passagem de Dom Pedro por Pindamonhangaba

Foto: PMP/divulgação
Publicidade

Com o objetivo de contar a história para as futuras gerações e marcar a importância da participação de Pindamonhangaba nos atos que levaram à Proclamação da Independência do Brasil, um grande público acompanhou na tarde do último domingo (21), a encenação teatral que contou no mesmo dia e horário como foi a chegada do príncipe regente Dom Pedro no município há exatos 200 anos.

Dirigida pelo teatrólogo Alberto Santiago, a peça foi realizada pela Academia Pindamonhangabense de Letras – APL e recordou a chegada de Dom Pedro com sua Guarda de Honra, reforçada com a participação de pindamonhangabenses.
A encenação aconteceu de forma livre, recheadas de liberdades poéticas contada por um narrador e fez o público reviver o momento histórico em que pindamonhangabenses somam-se à caravana que proclamou a independência do Brasil em São Paulo, em 7 de setembro de 1.822.

Foto: PMP/divulgação

O evento teve início no Chafariz Cônego Tobias, localizado na rua Prudente de Moraes e seguiu para o segundo ato no Obelisco da Praça Monsenhor Marcondes, locais revitalizados pela Prefeitura de Pindamonhangaba para a comemoração do Bicentenário da Independência.

Foto: PMP/divulgação

A ação foi mais um trabalho da Comissão Municipal do Bicentenário no município, e contou com apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura e Turismo e da Secretaria de Educação.

Para a presidente da APL, Ana Maria Guimarães, o evento atingiu o objetivo. “Nosso estatuto estabelece que um dos objetivos da Academia é levar cultura para a população. O evento foi bem significativo e fez a população participar de uma viagem ao tempo, percorrendo o roteiro da passagem de Dom Pedro, que ficou hospedado na casa do Monsenhor Marcondes, na atual praça que hoje leva seu nome”, afirmou Ana.

O evento foi finalizado com a lembrança ao historiador Athayde Marcondes, idealizador da construção do Obelisco da Independência, erguido durante as comemorações do Centenário da Independência na Praça Monsenhor Marcondes.
O público presente emocionou-se com as cenas e com a interpretação do Hino da Independência. “Foi um espetáculo lindo, um verdadeiro ato de patriotismo. Parabéns a todos os envolvidos, especialmente à Ana Maria da Academia de Letras”, afirmou Marília Pupio Muassab.

Publicidade