No último sábado, dia 20 de agosto, unidades prisionais da região do Vale do Paraíba contabilizaram um total de três apreensões de ilícitos, sendo duas delas com visitantes de custodiados e uma em correspondência enviada por familiar.
Dois flagrantes aconteceram no momento da revista de familiares de presos cadastrados no rol de visitas da SAP. A companheira de um preso da Penitenciária 1 “Dr. Tarcizo Leonce Pinheiro Cintra” de Tremembé foi surpreendida com 76 gramas de maconha. Na ocasião, funcionárias do presídio perceberam um forte odor característico da droga durante a inspeção e, em local reservado, questionaram a mulher de 44 anos se portava algum tipo de ilícito. Ela prontamente confessou que havia escondido o entorpecente no forro de sua calcinha e o entregou para as servidoras.
A mulher foi levada para a delegacia de polícia de plantão em Taubaté para registro de boletim de ocorrência e outras providências legais, enquanto o detento envolvido foi encaminhado para cela disciplinar.
Já a segunda apreensão ocorreu no Centro de Detenção Provisória (CDP) de São José dos Campos. Colaboradoras notaram uma imagem estranha captada pelo aparelho de escâner corporal enquanto revistavam a companheira de um preso. Após ser questionada pelas funcionárias, a jovem de 20 anos negou que trazia qualquer ilícito consigo. Uma nova averiguação foi feita pelas policiais penais, que logo encontraram quatro gramas de maconha camuflados na roupa da visitante.
A direção da unidade encaminhou a mulher para a delegacia de polícia local para os procedimentos legais de praxe e o recluso para o regime disciplinar.
No mesmo dia, um policial penal do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) “Dr. Edgard Magalhães Noronha” de Tremembé interceptou uma encomenda que continha 183 gramas de maconha e 61 gramas de cocaína. A correspondência foi enviada pelo pai de um custodiado que cumpre pena na unidade.
O servidor descobriu as drogas quando fazia a inspeção dos itens postados por familiares de presos. A maconha estava em um pacote de biscoitos do tipo rosquinhas e a cocaína em uma embalagem de fumo. A direção do CPP suspendeu do rol de visitas da SAP o nome do remetente e levou os entorpecentes junto à autoridade policial de plantão em Taubaté para medidas legais.