Início Pindamonhangaba Radares de velocidade vão entrar em operação dia 15 de agosto em...

Radares de velocidade vão entrar em operação dia 15 de agosto em Pindamonhangaba

Foto: Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba/divulgação
Publicidade

Os radares de velocidade instalados em Pindamonhangaba vão entrar em funcionamento dia 15 de agosto, de acordo com informações do departamento de Trânsito.

A aferição dos equipamentos começou dia 5 de agosto e deve ser concluída até dia 10 de agosto por técnicos do IPEM (Instituto de Pesos e Medidas)/Inmetro. Os testes são fundamentais para a constatação da velocidade dos veículos durante passagem pelos pontos.

O departamento de Comunicação da Prefeitura confeccionou faixas de trânsito para serem instaladas nas vias onde estão os radares e orientar os motoristas sobre o início do funcionamento dos equipamentos. É importante que os motoristas fiquem atentos à sinalização e respeitem os limites de velocidade.

O objetivo dos radares é reduzir o número de acidentes de trânsito, preservar vidas em seu sistema de tráfego e minorar o impacto nos serviços de saúde, que têm seus leitos e profissionais ocupados no atendimento de acidentados e politraumatizados.

O trabalho é feito pela Secretaria de Segurança, por meio do Departamento de Trânsito, que realizou um estudo técnico, avaliando locais onde são atingidas alta velocidade e indicando os pontos para implantação.

Segundo dados do Denatran, o excesso de velocidade é a infração mais praticada no sistema de trânsito brasileiro e estudos indicam que os acidentes de trânsito são hoje a terceira maior causa de morte na faixa de 30 a 44 anos, a segunda causa para quem tem de 5 a 14 anos e a primeira causa de mortes para jovens de 15 a 29 anos.

“Com essa nova fiscalização que estamos colocando em prática pretendemos reduzir até 70% o número de mortes no trânsito da cidade. São José, Taubaté, Jacareí e outras cidades maiores têm a fiscalização por radar eletrônico e somente Pinda não possuía. Colocamos câmeras de monitoramento, tentamos a conscientização com redutores educativos, implantamos redutores físicos de velocidade; porém alguns locais continuam com índices críticos e por isso estamos partindo para esse novo momento”, explicou o secretário da pasta, Fabrício Pereira.

Confira os locais dos radares

• Anel Viário – Rua Japão – Parque da Nações;
• Anel Viário – Rua Sebastião Vieira Machado – ao lado Village Paineiras;
• Rua Dr. Fontes Júnior – próximo à Padaria Bandeira 2 – Alto Cardoso;
• Av. Francisco Lessa Júnior – Via Expressa – próximo antigo Supermercado Taka;
• Anel Viário – Av. Geraldo J. R. Alckmin – próximo ao Parque da Cidade;
• Av. Nossa Senhora do Bom Sucesso – próximo ao Pão de Açúcar;
• Rua Alcides Ramos Nogueira – em frente ao Shopping;
• Rua Suíça – em frente ao bairro Carangola

Publicidade