Início Variedades Aquaplanagem: o que fazer para evitar acidentes

Aquaplanagem: o que fazer para evitar acidentes

Crédito: divulgação

Entenda o que é aquaplanagem e como evitar que acidentes ocorram mesmo passando por esse susto

A aquaplanagemé um fenômeno físico experimentado por muitos motoristas dirigindo em dias de chuva. Ele ocorre quando os pneus no carro, ao passar pelo chão encoberto com uma camada de água, perdem o atrito, o carro literalmente flutua e o motorista perde o controle do veículo.

Publicidade

Por isso, em dias de chuva é preciso redobrar a atenção, além disso, em épocas mais chuvosas, é importante pesquisar seu itinerário com antecedência para saber se há pontos com riscos de alagamento e, assim, evita-los ao recalcular sua rota.

Como evitar a aquaplanagem

Se houver necessidade de passar por áreas alagadas ou dirigir em dias chuvosos é possível se precaver para que a aquaplanagemnão ocorra. Veja como:

  • Mantenha os pneus do carro sempre em dia. Pneus carecas e já muito gastos têm naturalmente menos atrito com o chão e, caso haja água na pista, há maiores chances do veículo aquaplanar;
  • Não dirija em alta velocidade, ao perceber que há áreas inundadas e não há outra saída a não ser passar por elas, reduza a velocidade do veículo e mantenha o ritmo da marcha.

Caso o carro passe por uma área alagada, o Corpo de Bombeiros recomenda colocar o carro na primeira ou segunda marcha e dirigir pisando fundo no acelerador por 30 segundos. O atrito irá ajudar a secar as peças e evitar que componentes importantes, como os freios, não falhem.

O que fazer se ocorrer a aquaplanagem

O ideal é evitar a aquaplanagem, porém caso ela ocorra é preciso saber o que fazer para evitar um acidente e sair da situação da melhor forma possível:

  1. Ao sentir que os pneus perderam contato com o chão, tire o pé do acelerador, não freie bruscamente e segure o volante com firmeza para manter as rodas retas;
  2. Os pneus voltarão a ter contato com o chão, ao sentir que isso ocorreu, movimente lentamente o volante para os lados para sentir que eles estão aderentes novamente;
  3. Ao se certificar que os pneus estão aderentes, retome o controle da direção com cuidado e sem correr até sair da área alagada;
  4. Se necessário faça o procedimento recomendado pelo Corpo de Bombeiros.

Todo cuidado é pouco na hora de dirigir, manter o veículo com as manutenções em dia e tomar cuidado em situações de risco são fundamentais para seguir ao volante com tranquilidade.