Início Variedades Segredos para tirar as melhores fotos para Instagram

Segredos para tirar as melhores fotos para Instagram

Foto de: ThePreviewApp
Publicidade

Vocês se lembram de como eram as primeiras câmeras de celulares? Fotos com baixas resoluções, granuladas, borradas e desfocadas e muitos outros problemas da época.

Com o avanço da tecnologia, hoje em dia estes problemas viraram passado – fotos com alto foco, correção de cores e estabilizadores revolucionaram o mercado de fotografias.

Neste artigo, ensinaremos dicas para tirar as melhores fotos e se destacar no Instagram, afinal, uma alta qualidade de imagem não é suficiente para fazer qualquer foto se destacar.

As dicas neste artigo são muito abrangentes, tais como adição de moldura, como aproveitar e qual é a melhor hora de se usar a luz natural, como utilizar reflexos, como utilizar um bom jogo de sombras e até mesmo utilizar filtros pré-configurados para ajudar a melhorar mais ainda uma fotografia.

Sem mais delongas, vamos para o primeiro item:

Usando molduras e templates

Diversos sites hoje em dia oferecem uma grande gama de molduras diferentes já pré-editadas, para quem quer fugir do comum. Neste site, você pode encontrar diversos templates e molduras para usar no destaque instagram.

Foto de: VistaCreate

Foto de: VistaCreate.

Utilizar uma boa moldura que combine com a paleta de cores da sua foto traz um grande apelo visual, que dá ainda mais destaque ao conteúdo.

Use Luz Natural

A parte mais importante de qualquer tipo de foto, a luz é o ponto base para qualquer imagem ser chamativa!
Evite usar flash – fotografias com flash adicionam um tom não natural à foto, com isso danificando pessoas ou objetos presentes no enquadro.

Caso a foto seja em ambientes fechados, fotografe perto de janelas ou salas bem iluminadas.

Durante fotos noturnas, o mesmo vale quanto ao uso do flash. Procure vitrines vibrantes ou lâmpadas de poste – deixando o flash apenas como último recurso.

Entre os fotógrafos, há uma expressão chamada Golden Hour (Hora dourada). Preferida por muitos, este é o período antes das 10 horas da manhã e depois das 16 horas da tarde, momento onde o sol não está tão forte mas possui uma bela tonalidade amarelada, que dá um tom vintage à fotografia.

Use Reflexos

Reflexos podem ser obtidos de diversas maneiras, através de várias superfícies reflexivas: água, espelho, vidro, metal, madeira envernizada, óculos, entre outros.

Uma mesma foto pode ter diversos ângulos, que podem mudar totalmente a percepção de quem a vê – algumas vezes, um ângulo perfeito pode vir de uma posição na qual você precise se ajoelhar ou se esticar para alcançar uma boa altura.

Você também pode se aproximar de uma superfície reflexiva para adicionar um ar dramático – o mesmo efeito pode ser adicionado através de edições de simetria.

Foto de: ThePreviewApp

Foto de: ThePreviewApp

Use Sombras

Nossos olhos geralmente não prestam muita atenção às sombras – leigo engano. Se você treinar para olhar e captar as sombras, você com certeza terá uma foto que vai se destacar das demais!

Faça a sombra ser seu principal foco: imagens tiradas durante o meio do dia possuem um nível elevado de aproveitamento.

Um fundo com uma paleta de cores única também ajuda a aumentar o impacto na foto. Um filtro preto e branco também funciona, pois adiciona um ar dramático agradável.

Use Cenários Neutros

Pense em algum cenário onde você queira tirar uma foto chamativa – com certeza você não pensou em um cenário sujo e desorganizado, certo?

Como o foco principal é fazer com que outra pessoa se interesse pela sua foto, dê atenção ao cenário de fundo.

Uma foto com um fundo com muitos itens remove o foco do que realmente importa, além de deixar a fotografia poluída. Tudo isso contribui para causar uma sensação de amadorismo na hora do clique – portanto, remover itens ou optar por um fundo mais limpo pode ser melhor do que um cenário extremamente elaborado.

Use Filtros

Adicione filtros às suas fotos: há sempre uma configuração que pode tornar sua fotografia mais bonita e charmosa – quando bem utilizada, é claro.

Com os filtros, você pode dar um destaque extra a algum ponto forte da fotografia, sejam as cores presentes ou a iluminação – também é possível dar um ar vintage, um tom mais futurista ou até mesmo mais moderno à sua foto.

Na web, temos diversos sites que oferecem filtros bacanas, como o Canva.

Use uma Câmera Boa

Pode parecer uma dica simples, porém, nada adianta ter as melhores ideias de fotos se toda a preparação fica comprometida pelo equipamento. Uma câmera com baixa potência pode acabar todo o seu esforço para uma foto bacana.

Isso não significa que você precise de um equipamento profissional; hoje em dia, temos diversos modelos diferentes com várias funcionalidades. Estes aparelhos possuem ferramentas aprimoradas, as quais facilitam o trabalho, como zoom potente, foco automático e ótimas lentes com alto número de megapixels.

Modelos que ofereçam a partir de 8 megapixels já são considerados medianos/razoáveis – obviamente, quanto maior este número, maior será a qualidade.

Todavia, precisamos também prestar atenção ao fato de que megapixels não são tudo, pois as funcionalidades são igualmente importantes!

Publicidade