Início São José dos Campos São José dos Campos tem saldo positivo de 1.266 empregos em abril

São José dos Campos tem saldo positivo de 1.266 empregos em abril

Foto: Adenir Britto/PMSJC

Pelo quarto mês consecutivo, São José dos Campos voltou a registrar saldo positivo de empregos no mês de abril com 1.266 postos de trabalho com carteira assinada.

Publicidade

Desde o início do ano, a cidade contabilizou um total de 2.877 novos empregos formais. Nos últimos 12 meses, o saldo positivo chega a 9.128 vagas, números já atualizados com ajustes mensais.

Os números de abril foram divulgados nesta segunda-feira (6) pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), vinculado ao Ministério do Trabalho e Previdência.

Desde o início do ano, o número de empregos formais gerados em São José dos Campos vem subindo gradativamente.

Em janeiro foram registrados 425 empregos com carteira assinada, em fevereiro o saldo subiu para 544 e em março foram gerados 904 novos postos de trabalho.

Na avaliação de técnicos da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, o crescimento contínuo demonstra um ambiente de negócios favorável na cidade. A expectativa para os próximos meses é positiva com a previsão da chegada de novas empresas e abertura de novos negócios, além da ampliação dos empreendimentos já instalados no município.

Setores

O setor de Serviços foi novamente que mais contribuiu com o resultado em abril, de acordo com o Caged.

Foram 625 vagas de emprego no município, seguido pela Indústria (307 vagas) e pelo Comércio, com saldo positivo de 202 postos de trabalho.

Outra boa notícia que o setor de construção civil voltou a registrar saldo positivo com 129 empregos de carteira assinada criados em abril.

De acordo com a metodologia do Caged, o saldo de emprego é o resultado da diferença de admissões e demissões no período. Para o cálculo, são considerados apenas empregos dentro do mercado formal de trabalho, com carteira assinada.

Qualificação profissional

A Prefeitura continua ampliando o número de vagas em cursos gratuitos de capacitação e qualificação profissional para aumentar as chances de contratação dos candidatos a uma vaga de emprego em São José.

No ano passado, o programa Qualifica São José ofereceu 25 mil vagas em cursos gratuitos em diversos segmentos, tais como Marketing Digital, Inglês para o dia a dia, Organização de Negócios, Finanças e Cuidados de Idosos, entre outros. Para 2022, a meta é superar o número de cursos oferecidos no ano anterior com a abertura de 27 mil oportunidades.

O aumento das vagas e a criação de novos cursos está previsto no Plano de Gestão 2021/2024. Todos os cursos do programa Qualifica São José são gratuitos e ministrados na modalidade presencial ou à distância.