Início Ubatuba Turistas terão que pagar taxa a partir de junho em Ubatuba

Turistas terão que pagar taxa a partir de junho em Ubatuba

Foto: Saulo Fernandes @saulofernandesfotoedrone
Publicidade

A partir de junho, os turistas que escolherem as praias de Ubatuba para o lazer terão que pagar uma taxa. A taxa de preservação foi criada pela Prefeitura Municipal e será para todos os veículos motorizados.

A taxa para turistas em Ubatuba será cobrada por meio de um sistema de radares que vão ler a placa do veículo. O pagamento deverá ser feito por meio de uma central, aplicativo ou nos totens que serão espalhados pela cidade. O prazo é de 30 dias e quem não pagar poderá ter como pena uma multa para pagar o dobro.

Foto: Saulo Fernandes @saulofernandesfotoedrone

A cobrança será obrigatória para todos os veículos de fora, exceto das cidades vizinhas, São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela, Cunha, São Luiz do Paraitinga, Natividade da Serra e Paraty (RJ) que serão isentos.

Haverá também uma isenção para todos os veículos que ficarem na cidade por menos de 4 horas. Já as pessoas de fora que têm casa em Ubatuba deverão fazer o cadastro do veículo e conseguir a isenção do pagamento.

TPA
A TPA (Taxa de Preservação Ambiental) é uma ferramenta de crescimento local sustentável com o foco na preservação de um dos bens mais preciosos de Ubatuba: a natureza.

Foto: Saulo Fernandes @saulofernandesfotoedrone

Como funciona
Para evitar filas, foram instalados equipamentos semelhantes a radares, um sistema eletrônico de leitura de placas, que fazem os registros das placas nas entradas da cidade, porém não haverá barreiras físicas como as de um pedágio. O pagamento poderá ser feito de diferentes formas pensadas para facilitar o processo.

Porque da taxa
A TPA existe para garantir que localidades famosas por suas belezas naturais não sofram com um volume incontrolável de turistas que pode causar uma série de problemas.

*Valores por diária *Decreto nº 7874 de 18 de Abril de 2022
Publicidade