Início Pindamonhangaba Centro de Controle de Trânsito inicia operações em Pinda com os novos...

Centro de Controle de Trânsito inicia operações em Pinda com os novos semáforos na rotatória do Tenda

Rotatória do Tenda (Foto: Saulo Fernandes @saulofernandesfotoedrone)

A Prefeitura de Pindamonhangaba, através da Secretaria de Segurança Pública, realiza nesta semana a implantação de seis novos pontos semafóricos no município, desta vez junto à rotatória do Tenda, no trecho do Anel Viário com a Rodovia Manoel César Ribeiro.

Publicidade

Com essa iniciativa o município passará a contar com 40 semáforos e dará início oficialmente ao novo controle e gestão da operação e da programação da rede semafórica, com serviços de sincronização dos equipamentos e manutenção corretiva e preventiva.

Foto: Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba/divulgação

O objetivo da Prefeitura é melhorar e agilizar a manutenção dos semáforos e aumentar a fluidez e segurança no trânsito visando a redução de acidentes. O Centro de Controle de Trânsito foi implantado na sede da Secretaria de Segurança, de onde será realizado todo acompanhamento on line do fluxo, possibilitando interferência instantânea caso alguma ocorrência seja registrada.

O trabalho compreenderá também o cadastramento de todos os semáforos num mapa digital, onde será possível verificar a programação do tempo de cada aparelho bem como os parâmetros de funcionamento, possibilitando a sincronização de toda a rede e a detecção automática de falhas e lâmpadas queimadas.

Foto: Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba/divulgação

Outra ação positiva será a utilização de um software de simulação de trânsito com dados do fluxo de cada via onde existe semáforo e a utilização da Central de Controle de Tráfego OTTO que vai otimizar o tempo no tráfego e melhorar a mobilidade no trânsito.

Segundo o secretário de Segurança, Fabrício Pereira, caso alguma via seja interditada será possível alterar as configurações de um semáforo para evitar engarrafamento ou filas em vias próximas. “São muitos benefícios que estamos implantando e que trará mais agilidade no trânsito buscando uma melhor harmonia entre motoristas, ciclistas e pedestres”, afirmou o secretário.

Para o prefeito Dr. Isael Domingues, a novidade é mais um passo que o município dá em evolução tecnológica. “Estamos caminhando para uma smart city e agora chegou a vez da evolução tecnológica avançar no controle e gestão do trânsito, integrando semáforos, gerenciando rotas, melhorando a fluidez e rastreando veículos suspeitos. Tudo com um único objetivo de trazer mais segurança no trânsito e gerar um tráfego mais rápido e eficiente”.

Rotatória do Tenda
A instalação de semáforos na rotatória do Tenda atende uma reivindicação antiga da população. Segundo a Prefeitura, há três anos o município vem realizando tratativas com o Estado para a liberação da execução do projeto, tendo em vista que o espaço é de domínio do DER-SP.

Já foram realizados os serviços de melhoria do acesso direto do Anel Viário (sentido Castolira) às lojas comerciais e ao Poupatempo, evitando que o motorista se dirija até a rotatória após o túnel para fazer o retorno. A região deverá receber futuramente novos empreendimentos comerciais, como um novo posto de gasolina previsto para se instalar dentro do hipermercado, intensificando ainda mais o movimento e justificando as interferências no sistema viário.
O grupo Tenda participou diretamente da implantação dessa melhoria, que através de um termo de doação, ofertou os equipamentos e a instalação dos semáforos.

“Importante que a população tenha paciência nessa fase inicial, pois iremos fazer testes de trafegabilidade, as filas podem aumentar em um ou outro sentido e conforme a gente constatar, vamos ajustando o tempo”, afirmou o secretário adjunto José França Vidal.