Início Pindamonhangaba Baixa adesão às vacinas pode gerar complicações de saúde

Baixa adesão às vacinas pode gerar complicações de saúde

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Pindamonhangaba está solicitando às pessoas a procurarem as unidades para vacinação contra Covid-19, sarampo e gripe.

Publicidade

O órgão está preocupado, pois o público tem demonstrado pouco interesse na imunização, especialmente contra gripe e sarampo.

No último sábado (dia 7), foi realizado o Dia D de vacinação em vários pontos da cidade e a adesão foi abaixo do esperado.

Para vacina contra gripe, a Secretaria de Saúde esperava 3 mil pessoas e foram apenas 568; para sarampo o resultado foi de 206 doses para uma expectativa de 800; e para Covid-19 foram aplicadas 216 doses, enquanto as unidades estavam preparadas para 2000 doses. No total, o Dia D contabilizou apenas 990 vacinas aplicadas.

“Temos realizado uma vez por mês Dias D, para priorizar as pessoas que trabalham de segunda a sexta-feira e não conseguem ir até as unidades. Desta foram, ofertamos um sábado por mês para as campanhas de vacinação, porém a adesão está abaixo do esperado”, avaliou a responsável por vacinas em Pindamonhangaba, a gestora de unidade do setor de imunização, Fernanda Batista Cesar Hasman.

A secretária de Saúde, Ana Cláudia Macedo, alertou que a ausência de imunização pode gerar complicações, principalmente respiratórias. “Estamos nos aproximando dos meses frios, já temos registrados tardes e noites de baixa temperatura. Isso, aliado ao tempo seco, pode desencadear problemas respiratórios. Desta forma é fundamental que os públicos habilitados recebam a vacina contra gripe. Da mesma forma, o ideal é que também recebam doses contra o sarampo e as doses restantes para a conclusão do ciclo contra Covid-19”, explicou a secretária, ao alertar sobre baixos índices de terceira e quarta dose contra coronavírus.

Desde o início da campanha contra gripe, foram aplicadas 14.140 doses; para sarampo, 774; e para Covid-19 o número total de doses aplicadas está em 372.848, porém apenas 88.779 doses adicionais.