Início Variedades 30ª Festa do Peão de Boiadeiro de Cajamar terá montaria em touros...

30ª Festa do Peão de Boiadeiro de Cajamar terá montaria em touros e cavalos

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa
Publicidade

Além de entretenimento e segurança, a 30ª Festa do Peão de Boiadeiro de Cajamar, que vai acontecer entre os dias 20 e 29 de maio, no Centro de Eventos Boiódromo, em Cajamar/SP, também terá muito esporte. Os melhores animais e profissionais estarão presentes em um dos maiores rodeios do Brasil. Montaria em touros e cavalos, além da tradicional prova dos três tambores prometem levar o público ao delírio.

Durante as provas, a locução fica por conta de Adriano do Vale, e os comentários de Esnar Ribeiro. Na primeira semana acontecem as competições com cavalos, enquanto que na segunda semana será a vez da montaria em touros. As competições serão válidas pela Copa Panther, Liga Nacional de Rodeio e ACR Rodeio em Touros. As principais companhias do Brasil, como Big Boi, Califórnia, Paulo Emílio e Bananinha, assim como as tropas WR, JR, Pro Horse e Vaníco, estarão competindo em Cajamar.

MONTARIA EM TOUROS

É a modalidade mais tradicional do rodeio. O competidor segura a corda americana – que envolve o corpo do animal – com apenas uma das mãos. A outra – que fica livre – denominada “mão de equilíbrio” não pode tocar em nada, nem no próprio corpo, cerca/arena ou no lombo/corpo do animal. Os juízes levam em consideração na avaliação de uma montaria o grau de dificuldade que o animal impõe ao competidor, enquanto maior, melhor a nota, desde que demonstre total domínio sobre o mesmo e suporte o tempo regulamentar que é de 8 segundos e varia de 0 a 100 pontos.

CUTIANO

A modalidade de rodeio cutiano foi criada no Brasil e foi uma das pioneiras no país, tanto que ela nem existe em competições internacionais. Tudo começou

oficialmente em Barretos no ano de 1956. No decorrer do tempo as regras foram sofrendo alterações. O nome cutiano provém do formato do arreio em “v” ao contrário. O competidor segura a rédea com apenas uma das mãos, sendo que a livre também não pode tocar em nada como na montaria em touros. A espora tem que ser “puxada” do pescoço para a alça do arreio na frequência do pulo do animal. Enquanto mais alta, melhor a nota. O tempo regulamentar também é de oito segundos e a variação da nota de 0 a 100 pontos.

TRÊS TAMBORES

É a única prova feminina do rodeio. A prova teve início na década de 40, no Texas, Estados Unidos, mais precisamente em 1948, onde ocorreu a primeira prova e garantiu a participação das mulheres em rodeios. A prova conta com um sistema totalmente eletrônico. Ao ultrapassar a linha imaginária que liga um conjunto de fotocélula o cronometro é automaticamente disparado. A competidora tem que contornar três tambores dispostos de forma triangular no menor tempo possível. Caso venha derrubar algum tambor ela será penalizada em cinco segundos por tambor derrubado. Logo após a sua apresentação ela tem o seu animal vistoriado. Se tiver alguma marca proveniente de chicote/espora fora de padrão será automaticamente desclassificada.

COPA PANTHER

A Copa Panther leva este nome em homenagem ao lendário cavalo Panther, que fez história nas arenas brasileiras entre os anos 1990 e 2000, sendo considerado o “Rei dos Cavalos de Pulo”.

PROGRAMAÇÃO

Além de uma grade de shows repleta de variedade de gêneros, o evento ainda terá montaria em touros, cavalos e a tradicional prova dos três tambores. De acordo com a expectativa da organização é esperado um grande público durante os seis dias de festa. O evento terá a organização da MP Promoções Artísticas e irá ocorrer respeitando todos os protocolos de higiene e segurança determinados pelos órgãos de saúde local.

Já na abertura, no dia 20 de maio, a festa inicia a programação de shows com as duplas Zé Neto & Cristiano, Jorge & Mateus e Luana Marques & Delukka. No sábado (21), tem Bruno & Marrone, Chitãozinho & Xororó e Dennis DJ. Domingo (22), é a vez do pizro com João Gomes, Vitor Fernandes e Tarcísio do Acordeon.

A segunda semana da 30ª Festa do Peão de Boiadeiro de Cajamar começa na sexta-feira (27), com as apresentações de Gusttavo Lima, Felipe Araújo e Pedro Sampaio. No sábado (28), muito agito com os shows de Wesley Safadão, Os Barões da Pisadinha e Michele Andrade. No último dia, domingo (29), e com os portões abertos, Edson & Hudson comandam o show de encerramento da festa.

Estão disponíveis para o público quatro tipos de ingressos: Arena Prime, Frontstage, Backstage e Camarotes Corporativos. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site oficial (https://boiodromo.com.br/ingressos/) da festa em até seis vezes sem juros. Porém, é importante estar atento quanto a mudança de lotes.

Lembrando que para quem adquiriu o ingresso no último ano, poderá utilizá-lo para qualquer um dos dias da festa, e trocá-los, a partir do dia 21 de março. Mais informações, através do telefone (11) 9 3399 3031 / www.boiodromo.com.br.

FESTA DO PEÃO DE BOIADEIRO DE CAJAMAR

Celebrando três décadas, a Festa do Peão de Boiadeiro de Cajamar sempre foi uma tradição e é reconhecida no país inteiro, seja por artistas, empresários, competidores, tropeiros e especialmente pelo o público. A segunda maior estrutura de festa de rodeio do Brasil, conta com a construção de uma arquibancada em formato de ferradura, garantindo conforto e segurança para os espectadores.

Situada a 30 quilômetros da capital paulista, o município de Cajamar está privilegiadamente localizado às margens da Rodovia Anhanguera, eixo de fácil acesso para as cidades de São Paulo, Jundiaí, Campinas e Americana, o que justifica a participação do público de diversas cidades e estados.

Além dos setores Arena Prime, Frontstage, Backstage e Camarotes Corporativos, o local ainda terá uma estrutura completa com praça de alimentação, palco alternativo e estacionamento. O complexo vai contar com o apoio e monitoramento da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Segurança Privada e Equipe de Brigadistas para garantir a segurança do público.

SHOWS

20/05 – Zé Neto & Cristiano, Jorge & Mateus e Luana Marques & Delukka

21/05 – Bruno & Marrone, Chitãozinho & Xororó e Dennis DJ

22/05 – João Gomes, Vitor Fernandes e Tarcísio do Acordeon

27/05 – Gusttavo Lima, Felipe Araújo e Pedro Sampaio

28/05 – Wesley Safadão, Os Barões da Pisadinha e Michele Andrade

29/05 – Edson & Hudson (portões abertos)


FESTA DO PEÃO DE BOIADEIRO DE CAJAMAR

Data: 20 a 29 de maio

Local: Centro de Eventos Boiódromo – Avenida Deovair Cruz de Oliveira, 466 – Jardim Nova Jordanésia – (Rodovia Anhanguera km 39) – Cajamar/SP.

Informações: (11) 9 3399 3031 / www.boiodromo.com.br

Publicidade