Início São José dos Campos Festa do Trabalhador acontece domingo no Novo Horizonte em São José dos...

Festa do Trabalhador acontece domingo no Novo Horizonte em São José dos Campos

Foto: Charles de Moura/PMSJC
Publicidade

A expectativa para o retorno da Festa do Trabalhador é grande. Foram dois anos sem a tradicional comemoração no dia 1º de maio (feriado nacional) por causa da pandemia de covid-19.

Neste ano, a Prefeitura de São José dos Campos irá distribuir quase duas toneladas de macarrão com molho à bolonhesa, na 42ª Festa do Trabalhador. O evento é gratuito e será neste domingo (1º), no Novo Horizonte, região leste da cidade.

A comemoração terá início às 9h30, com uma missa dedicada aos trabalhadores, na Paróquia Coração Eucarístico de Jesus (praça 1º de Maio, 241).

Para a criançada, as atividades recreativas estão marcadas para às 10h, na rua dos Lavradores (em frente à Praça 1º de Maio). Serão cinco horas de brincadeira e cultura, como rua de lazer, jogos e brinquedos infláveis, além do projeto Arte nas Ruas, da FCCR (Fundação Cultural Cassiano Ricardo), com shows de palhaços, malabares e contação de histórias.

Para alegrar ainda mais o dia, haverá distribuição de pipoca e algodão-doce.

A tão esperada macarronada será servida às 12h na Escola Estadual Professor Dorival Monteiro, localizada na Rua dos Pedreiros, 367. A expectativa é de que aproximadamente 8 mil pessoas passem pelo local para saborear o almoço.

A atração musical será realizada por artistas da FCCR, com som ao vivo e muito forró.

Macarronada

Uma equipe de no mínimo 100 pessoas, distribuídas em três turnos, estará envolvida na elaboração do prato. O início do processo começa na véspera, no sábado (30), com o cozimento da massa.

Já a preparação do molho é feita no dia da festa para assegurar a qualidade do alimento servido.

Aproximadamente 300 pessoas estarão envolvidas na organização do evento, incluindo integrantes da Policia Militar, Guarda Civil Municipal e Defesa Civil. Também estarão em ação profissionais das equipes de saúde (ambulância), elétrica, hidráulica, Agentes da Mobilidade, Urbam (Urbanizadora Municipal) e as Secretarias de Manutenção da Cidade e de Educação e Cidadania.

Ingredientes

– 1.000 quilos de macarrão (in natura)

– 500 quilos de carne moída

– 15 quilos de sal

– 600 quilos de molho de tomate

– 40 quilos de tempero pronto de alho e cebola, sem pimenta

– 80 litros de óleo de soja

– 3 quilos de orégano

– 1 quilo de louro

– 20 quilos de açúcar

Publicidade