Início Esporte Brasileiros que venceram a Copa Sul-Americana

Brasileiros que venceram a Copa Sul-Americana

(Foto ilustrativa: divulgação/internet)
Publicidade

A Copa Sul-Americana é a segunda competição de clubes mais importante da América do Sul, organizada pela Conmebol. Ela foi criada no ano de 2002 e veio para substituir as copas Mercosul e Merconorte, sendo também uma sucessora da antiga Copa Conmebol, jogada nos anos 90.

Dessa forma, a competição ganhou força entre os times que não se classificaram para a Libertadores. Isso se deve ao fato de que o campeão dessa competição garante vaga para a próxima Copa Libertadores, e também para a Recopa Sul-Americana.

Além disso, também é um título internacional de grande relevância na América do Sul, o que todos os times valorizam muito. Contudo, até o ano de 2017 a distribuição de vagas para a competição era uma bagunça, algo há deixava enfraquecida.

Porém, no ano de 2017 a distribuição de vagas passou a ter um critério claro e ser mais bem organizado, o que só valorizou ainda mais a competição. Principalmente no Brasil esse era um problema, com times eliminados da Copa do Brasil confirmando vaga.

Uma das competições mais acirradas 

A Copa Sul-Americana é a segunda competição mais importante do continente, ficando atrás da Copa Libertadores. Entretanto, é certo dizer que a competição chega a ser mais acirrada que a própria Libertadores e isso se deve ao fato do seu modelo.

Diferentemente da competição principal, a Copa Sul-Americana não classifica dois times do grupo para a próxima fase. Isso, pois nas duas competições existe uma fase de grupos e posteriormente o mata-mata, que é onde se define o campeão.

Dessa maneira, se um dos times do grupo começa a competição mal e perde um ou dois jogos, pode não conseguir recuperar mais e se classificar para a próxima fase. Esse modelo foi adotado em 2021, antes a competição toda era jogada em sistema de mata-mata.

Times brasileiros que ganharam a Copa Sul-Americana

Sabendo que a competição foi criada em 2002, o primeiro brasileiro a ser campeão da Sul-Americana foi o Internacional, no ano de 2008. Sendo que, o clube conseguiu conquistar a taça somente uma vez, algo que é bem recorrente na competição.

Posteriormente, o segundo clube do Brasil a ganhar a taça foi o São Paulo, que se sagrou campeão no ano de 2012. Além disso, a Chapecoense conquistou o título da Copa Sul-Americana no fatídico ano de 2016, quando a final não chegou a acontecer devido a tragédia com a delegação catarinense.

O quarto e último time brasileiro a conquistar a competição foi o Athletico Paranaense. Sendo que, ele é o único time brasileiro bicampeão da competição, tendo ganhado nos anos de 2018 e 2021, além de ter chegado às semifinais em 2006.

É preciso dizer que a Argentina, assim como na Libertadores, também é o país que mais vezes venceu a Copa Sul-Americana. Sendo que, ganhou a competição em 9 oportunidades, tendo 6 vice-campeonatos, com 7 times diferentes que se sagraram campeões.

Já o futebol nacional tem 5 taças da competição, com 4 times diferentes e ficou com o vice-campeonato em outras 5 ocasiões. Fluminense, Goiás, Ponte Preta, Flamengo e Bragantino chegaram em finais e perderam.

Fique por dentro e acesse também: Blog do São Paulo futebol clube – spfc, feito pelo publicitário e jornalista Daniel Perrone.

Publicidade