Início Variedades Três alternativas de comida que harmonizam muito bem com vinho branco

Três alternativas de comida que harmonizam muito bem com vinho branco

Foto: Pexels/divulgação
Publicidade

As pessoas têm uma relação muito boa com comidas e bebidas, sendo não somente uma simples necessidade de alimentar-se mas também obter prazer com as refeições.

Para enriquecer a experiência com as refeições, elas são sempre acompanhadas de uma boa bebida.

Geralmente os encontros entre amigos e familiares se transformam em oportunidades para criar conexões, compartilhar e comemorar conquistas e momentos felizes, relaxar, etc.

Até mesmo se o que você quer mesmo é desfrutar da sua própria companhia e maratonar sua série favorita, ouvir uma boa música ou ler um livro, não pode faltar uma comidinha ou petisco e a bebida para acompanhar.

E que melhor acompanhamento para esses momentos do que um delicioso vinho branco?

Pois saiba que o vinho certo combinado com a comida certa irá garantir a você uma experiência extraordinária. Quer saber como fazer essa combinação? Continue lendo este post, pois apresentaremos três ótimas dicas  para você.

Massas com molho branco

Devido à acidez presente no vinho branco, ele se torna o acompanhamento ideal para massas que levam molho branco cremoso ou molho elaborado à base de queijo. Isso porque ele consegue cortar a característica forte derivada do alto teor de gordura desses pratos, sem lhes retirar o sabor.

É importante reparar no corpo do vinho: espumante, leve ou encorpado. Quanto mais gorduroso o prato, melhor ele fica com um vinho branco mais encorpado.

Os vinhos perfeitos para acompanhar são Chardonnay, Demi Sec, Pinot Grigio.

Carnes brancas

Quando falamos de vinho branco, logo imaginamos a combinação evidente com peixes e frutos-do-mar. Sem dúvidas, é um casamento muito próspero, mas não tenha medo de sair do óbvio.

Saiba que carne de porco, vitelo (apesar de ser um boi jovem, sua carne nesta fase é rosada quase branca e é bem suave), cordeiro, frango, pato, peru, entre outros.

O modo de preparo destas carnes é que irão dizer qual tipo de vinho branco irá acompanhar. Carnes brancas cozidas com molhos suaves, se tornam um prato delicado e pedem uma combinação com vinhos brancos leves e elegantes. Os acompanhamentos também devem ser leves, como vegetais com poucos condimentos, por exemplo.

Vinhos como o Chardonnay e o Sauvignon Blanc são uma boa pedida por conferirem um certo requinte ao paladar.

Aperitivos

Quem é que não aprecia uma boa porção de aperitivos enquanto coloca a conversa em dia com os amigos, assiste ao futebol na tv ou prepara uma noite romântica e amena com o seu amor?

Para conferir um clima agradável e descontraído, o vinho branco é a opção certa, acompanhado de aperitivos que vocês vão petiscando enquanto as horas passam e a conversa flui.

As melhores opções de aperitivos para esses momentos são:

  • Tábua de queijos frescos
  • Barquinhas recheadas com queijos cremosos;
  • Amendoins;
  • Espetinhos de frutas cítricas;
  • Peixes e frutos-do-mar;
  • Torradinhas com pasta de beringela;
  • Canapés de queijo coalho;

Vinhos como Chardonnay, Espumante Brut, Sauvignon Blanc casarão muito bem com esses petiscos, transformando o seu pequeno evento descontraído em uma recordação agradável para todos.

E aí, ficou com água na boca para testar essas combinações de vinho branco com comidas deliciosas? Não perca tempo, convide logo a sua melhor companhia, escolha uma boa playlist que combine com a ocasião e divirta-se!

Publicidade