Início Ubatuba Ubatuba terá software de gestão escolar de forma gratuita

Ubatuba terá software de gestão escolar de forma gratuita

Foto: Prefeitura Municipal de Ubatuba/divulgação
Publicidade

Ubatuba foi selecionada para ser uma das cidades beneficiadas com a implantação da tecnologia de Apoio a Gestão – TAG, desenvolvido pelo IPTI (Instituto de Pesquisa em Tecnologia e Inovação). A iniciativa faz parte do projeto a Petrobrás “Territórios Pela Primeira Infância”  e é realizada por meio de  parceria com o IPTI, disponibilizada com custo zero para o município.

A apresentação inicial do TAG para os gestores, agentes administrativos e secretários de escolas da Rede Municipal de Ensino de Ubatuba aconteceu na manhã de quarta-feira (20), no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto. Ainda marcaram presença o secretário de Tecnologia da Informação (TI) da Prefeitura, Thiago Lamosa, o secretário adjunto Joy Guimarães e a equipe de TI da secretaria de Educação – que irão apoiar a implantação do sistema nas unidades escolares.

A coordenadora técnica do Comitê do Plano Municipal da Primeira Infância, Ileana Solera, comemorou o início da implantação do TAG. “Para ser contemplado pela iniciativa da Petrobrás, o município precisa receber uma indicação e Ubatuba foi selecionada justamente por estar se destacando no desenvolvimento de ações voltadas à Primeira Infância que, inclusive, é uma das prioridades da Gestão Municipal. Um sistema desse custaria, mensalmente, cerca de R$500 mil para os cofres públicos e, devido ao nosso desempenho, teremos uma tecnologia super completa disponibilizada de forma gratuita”, enfatizou.

O coordenador geral da tecnologia TAG do IPTI, Yago Reis, fez um panorama sobre o projeto, apresentando cases de sucesso cm a utilização da ferramenta e destacando a construção coletiva do sistema. “Gostaria de deixar claro que não é do dia para a noite que vamos fazer tudo isso. Essa é uma caminhada colaborativa. Em algum momento, vamos precisar da ajuda de vocês para alimentar os dados e mobilizar a equipe escolar. Também vamos fazer um grupo de estudo para conseguir lidar com toda essa implementação da melhor forma possível, tentando entender a necessidade de vocês”, explicou reis.

A iniciativa da Petrobras “Territórios Pela Primeira Infância” tem como objetivos incidir sobre os processos de formulação e implementação das políticas públicas voltadas à primeira infância por meio da mobilização social, da construção de conhecimento e de estratégias de comunicação, visando garantir prioridade a essa agenda em âmbito local e nacional.

Mais sobre o TAG

O TAG é uma das tecnologias sociais desenvolvidas e aperfeiçoadas pelo IPTI ao longo dos últimos 10 anos para melhoria da qualidade da educação básica de escolas públicas. Atualmente, é usada por mais de 300 professores e 130 escolas públicas de Sergipe.

Trata-se de um software de gestão escolar completo que gera os principais relatórios do dia a dia da escola automaticamente com alguns cliques, auxilia na gestão das condicionalidades do Bolsa família e Censo Escolar, além de realizar o registro de frequência, notas, matricula dos alunos entre outros.

 As Características do TAG

  • Recomendado pelo MEC para estados e municípios (Guia de Tecnologias Educacionais)
  • Integrado ao EducaCenso – exporta e importa dados
  • Gera os relatórios do Bolsa Família e todos os relatórios usuais de uma escola pública
  • Roda online e offline (escolas sem Internet), com sincronização
  • Completo para educação e inclui módulos de saúde (nutrição, anemia, vacina, pré-natal) e assistência social (CRAS, Conselho Tutelar)
  • Não tem custos adicionais para o município (anuidade ou mensalidade)
  • Armazenagem dos dados em nuvem, com espelhamento.
Publicidade