Início São José dos Campos MIC terá exposição sobre 32 anos do Telescópio Hubble em São José...

MIC terá exposição sobre 32 anos do Telescópio Hubble em São José dos Campos

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Publicidade

O MIC (Museu Interativo de Ciências) de São José dos Campos em parceria com o Projeto Céu Profundo inauguram a exposição Telescópio Espacial Hubble: Arte e Ciência, nesta segunda-feira (25), em comemoração aos 32 anos do lançamento do telescópio espacial Hubble.

A mostra terá imagens exclusivas criadas por Wandeclayt Melo, integrante do projeto Céu Profundo e encarregado do Laboratório de Registro de Imagens do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE/DCTA).

Programação

O público poderá conferir a exposição na segunda-feira (25) das 9h às 15h.

A partir do dia 26, os visitantes poderão visitar a exposição no horário de atendimento do Museu, de terça a sexta, das 9h às 12h. Grupos com mais de 10 pessoas precisam realizar um agendamento prévio, neste link.

Na próxima segunda, alunos da EMEF Palmyra Santanna, na Vila Industrial, irão participar da abertura da exposição, a partir das 9h. Às 20h será realizada uma live sobre o Processo de Construção das Imagens, pela página do Facebook do MIC (@micsjc) e no Youtube do Céu Profundo (/ceuprofundo).

Nos dias 3 e 5 de maio, das 19h30 às 21h, Wandeclayt Melo ministrará uma oficina para os interessados em aprender a produzir as próprias imagens utilizando os dados do Telescópio Espacial Hubble. O formulário de inscrição online será disponibilizado após a live do dia 25 de abril.

Telescópio Hubble

A ideia de um grande telescópio em órbita da Terra foi proposta em 1946 por Lyman Spitzer, mais de uma década antes da União Soviética lançar o primeiro satélite Sputnik I. 

Em mais de 3 décadas em órbita da Terra, o Telescópio Espacial Hubble tem repetidamente quebrado recordes e desbravando fronteiras do conhecimento científico. Sua descoberta mais recente foi a identificação da estrela mais distante já vista, batizada de Earendel, sua luz demorou 12,9 bilhões de anos para ser captada e estima-se que ela seja 50 vezes maior que o Sol.

Serviço – Exposição 32 anos do Hubble

Data: 25 de abril Inauguração 

Horário: 9h às 15h

Local: Rua Felício Savastano, S/N – Vila Industrial – São José dos Campos – SP

Entrada gratuita, aberta à comunidade e com presença de grupo de alunos.

A partir de 26/4 a exposição poderá ser visitada no horário do MIC, de terça a sexta, das 9h às 12h. 

Publicidade