Início Pindamonhangaba Pinda amplia exames de preventivo para detecção e tratamento de câncer

Pinda amplia exames de preventivo para detecção e tratamento de câncer

Foto: Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba/divulgação
Publicidade

A Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba está promovendo uma campanha para ampliar a oferta de exames preventivo (citopatológico) para diagnóstico precoce e tratamento de câncer de colo de útero e de ovário.

Com a ampliação dos exames, além de todas as unidades de saúde que já realizavam a coleta do material, outros quatro pontos também foram inclusos. Toda segunda-feira será das 7h30 às 11 e das 13 às 16h30 no CIAF/Saúde da Mulher; terça-feira, das 7h30 às 11h e das 13 às 16h30, no Ipê 2; quarta-feira, das 7h30 às 11h e das 13 às 16h30, no Bairro das Campinas; e quinta e sexta-feira, no laboratório central, das 7 às 11 e das 13 às 16 horas.

A diretora de Assistência à Saúde, Luciana dos Santos Cruz, explicou que as demais unidades continuam realizando os exames preventivos normalmente como livre demanda, porém a Prefeitura está retomando a coleta nestes quatro pontos e em horário estendido. “Nestes locais a coleta ocorrerá no período da manhã e da tarde, possibilitando mais tempo e facilidades para as mulheres do bairro e região realizarem o exame. É importante que elas compareçam e realizem o preventivo. Quando mais cedo for o diagnóstico de doença, maiores são as chances de tratamento e cura”.
Ela ressaltou que o exame é rápido e é indicado para todas as mulheres que já iniciaram vida sexual. A única restrição é para mulheres que estejam menstruadas no dia do exame.

Além disso, neste sábado (9), das 8 às 13 horas, o ônibus da saúde estará na praça Monsenhor Marcondes para a realização dos exames. É preciso levar RG e cartão SUS (se a pessoa possuir).

Publicidade