Início Variedades Dia Mundial da Saúde: CCR RioSP promove ações sobre os cuidados com...

Dia Mundial da Saúde: CCR RioSP promove ações sobre os cuidados com a saúde mental

Foto: Vale News
Publicidade

Ações, que fazem parte do programa Caminhos para a Saúde, acontecem em Taubaté e em Roseira

Durante o mês de abril, mês em que se comemora o Dia Mundial da Saúde, a CCR RioSP, concessionária que administra a BR-116 (Via Dutra) e o trecho da BR-101 (Rio-Santos) entre Ubatuba e o Rio de Janeiro, e o Instituto CCR, em parceria com o Projeto Help, realizam uma série de ações com foco na saúde mental.

As atividades acontecem nos dias 7/04 (em Taubaté), 11 e 12 (em Roseira). Nestes três dias, os voluntários do Projeto Help irão montar o Cantinho do Desabafo, estrutura especial de acolhimento e conversa, projetada para atuar em prol da saúde mental e emocional de pessoas em condição de vulnerabilidade emocional.

Passarela
A primeira ação acontece no dia 07/04, Dia Mundial da Saúde, na passarela do km 108, em Taubaté (SP), com apoio da Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana do município. Durante o atendimento, os voluntários do Projeto Help, com apoio de colaboradores da CCR RioSP, irão distribuir cartinhas com mensagens de acolhimento. “Por meio de mensagens positivas e do lema do projeto “não te julgo, te ajudo”, vamos comunicar os moradores da região sobre os benefícios dos cuidados com a saúde mental, bem como o canal de atendimento online, disponível pelo número de WhatsApp exclusivo da iniciativa: (11) 4200-0034 ”, explica Carlos Eduardo Alves, coordenador do Projeto Help. Nos dias 11 e 12, a ação segue para o posto do programa Caminhos para a Saúde, na via Dutra, em Roseira, onde o foco são os motoristas profissionais do volante.

Caminhos para a Saúde
No dia 11, além do Projeto Help, a CCR RioSP promove, em Roseira, o lançamento da nova identidade visual do programa Caminhos para a Saúde. O Instituto CCR, responsável pela gestão de investimento social do Grupo CCR, ampliou o seu tradicional programa ‘Estrada para a Saúde’, criado há mais de 20 anos. Inicialmente voltado ao acompanhamento da saúde dos caminhoneiros e caminhoneiras, o programa foi rebatizado esse ano, e, agora, se chama Caminhos para a Saúde, com o objetivo de expandir os serviços gratuitos de saúde para novos públicos. 

Com a reestruturação, o programa passa a oferecer em novas ações serviços de saúde também para outros públicos, como ciclistas, motoristas e passageiros, além dos profissionais do volante, que serão alcançados com a realização de exames de saúde, apoio à saúde emocional, ações de segurança viária, além de campanhas e ações preventivas e de bem-estar. Os caminhoneiros e caminhoneiras continuam contando com os mesmo serviços de saúde.

“Reforçamos o nosso trabalho em prol da saúde dos caminhoneiros e caminhoneiras levando aos profissionais do volante exames gratuitos para que possam realizar rapidamente, enquanto param para descansar durante a rotina das viagens. Os motoristas devem ter a consciência que é possível ter qualidade de vida dentro da sua rotina de viagens”, explica Thiago Rodrigues, Gestor de Relações Institucionais e de Comunicação da CCR RioSP.
 
Atendimento
Nestes dois dias (11 e 12), os motoristas profissionais que passarem pelo posto do programa Caminhos para a Saúde, em Roseira, poderão cuidar da saúde, com exames de glicemia, colesterol, pressão arterial e cálculo de massa corpórea. Além disso, o caminhoneiro tem à sua disposição tratamentos odontológicos preventivos, como aplicação de flúor, restauração, raspagem de tártaro e extração simples. Também haverá check-up de caminhões e carretas.

Serviço:
Projeto Help
Dia 07/04
Projeto Help na passarela do km 108, em Taubaté (SP).
Onde: km 108 (passarela do Shibata)
Horário: das 15h às 19h.

Dias 11/04 e 12/04
Projeto Help no posto do Programa Caminhos para a Saúde.
Onde: km 82 da pista sentido Rio de Janeiro, em Roseira (SP). 
Horário: das 10h às 15h.

Caminhos para a Saúde na via Dutra
Dia 11/04
Onde: km 82 da pista sentido Rio de Janeiro, em Roseira (SP). 
Atendimento Odontológico: de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h;
Atendimento de Enfermagem: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h;
Atendimento Médico: de terça a quinta-feira, das 13h às 16h.

Publicidade