Início Pindamonhangaba Pindamonhangaba realiza caminhada azul pela conscientização do autismo

Pindamonhangaba realiza caminhada azul pela conscientização do autismo

Praça Monsenhor Marcondes, Pindamonhangaba-SP (Foto: Saulo Fernandes @saulofernandesfotoedrone)
Publicidade

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde, promove a Caminhada Azul pela Conscientização do Autismo, no sábado, 02 de abril – data do dia mundial de conscientização do autismo.

A organização pede para que os participantes vistam roupa azul, cor oficial da campanha. A saída ocorre às 9 horas na Praça Monsenhor Marcondes, vai até a Praça do Quartel e posteriormente retorna ao ponto de saída.

A programação vai das 8h30 às 12h30, com ações de saúde e bem-estar, como aferição de pressão, testes de glicemia, massagem e auriculoterapia, além de brincadeiras e apresentação de trabalhos das crianças que possuem grau de autismo.

O objetivo do evento é a conscientização das pessoas sobre o que é o autismo, uma condição que altera o desenvolvimento padrão da linguagem, interação social, processos de comunicação e do comportamento social. De acordo com a Secretaria de Saúde, o autismo não é uma doença se for considerado a definição de doença como uma enfermidade. Nem sempre o autismo “tem cara”, a conscientização do autismo começa quando se entende a diversidade do espectro.

“A caminhada da conscientização do autismo é uma oportunidade para dar mais visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), de dialogar e desmitificar mitos, como de não se tratar de uma doença. É um dos passos para a construção de uma sociedade mais compreensiva e acolhedora”, disse a secretária de Educação da Prefeitura, Luciana Ferreira.

Publicidade