Início Pindamonhangaba Funcionários do Trabiju passam por treinamento de combate ao fogo em Pindamonhangaba

Funcionários do Trabiju passam por treinamento de combate ao fogo em Pindamonhangaba

Foto: Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba/divulgação
Publicidade

Nos dias 22 e 23 de março, dois funcionários da Secretaria do Meio Ambiente de Pindamonhangaba e três membros do Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Trabiju, passaram por um curso de combate a incêndios e primeiros socorros em área remota.

O curso aconteceu na cidade de Piquete, e foi oferecido pelo Monumento Natural Estadual Mantiqueira Paulista, para guias e monitores que atuam no Mona. Na ocasião, o gestor da Fundação Florestal, Ives Arnone, e o chefe de operações do 11º Grupamento de Bombeiro do Vale do Paraíba e Litoral Norte, capitão Reis, debateram temas como combate a incêndio, Sistema Integrado de Comando e Operações de Emergência (Sicoe) e Atendimento Pré-Hospitalar (APH).

Segundo o coordenador do Parque Natural Municipal do Trabiju, Thiago Silva, com a chegada do outono, se inicia um período de seca, o que favorece o surgimento de queimadas, para isso, “precisamos de uma equipe capacitada e disposta para atuar como voluntários, junto à Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e comunidade dessas áreas que passam por queimadas, para impedir que nossos parques e áreas de conservação sejam devastados pelo fogo”.

Ainda segundo Thiago, “o intuito é de que, essas pessoas que passaram por treinadas, possam capacitar seus companheiros, colegas de trabalho, demais funcionários interessados, munícipes e moradores da área rural, de forma que possamos trabalhar em conjunto para a conservação das nossas áreas verdes”.

Publicidade