Início Pindamonhangaba Festival reúne enxadristas no Shopping Pátio Pinda

Festival reúne enxadristas no Shopping Pátio Pinda

Foto: Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba/divulgação

O 5º Festival de Xadrez Shopping Pátio Pinda foi realizado nos dias 26 e 27 de março, com a participação de enxadristas da cidade e região.

Publicidade

No sábado, foi disponibilizado espaço livre para a prática do xadrez, com monitores, simultânea com o jovem talentoso Mathias André Casalaspro, campeão paulista escolar sub10 em 2019, 2020 e 2021 e número 1 no Brasil na categoria Sub10, xadrez rápido.

Foto: Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba/divulgação

Ainda no sábado, aconteceu o torneio de duplas blitz, com a expressiva participação de 29 duplas, as dez primeiras duplas premiadas foram: 1º João Carlos Dianda e Érick Alexandre Moreira Ramos; 2º Mathias André Casalaspro Giuseppe Casalaspro; 3º Bruno César de Lima de Paula e Felipe Coutinho; 4º Gerson Britto Ataíde e Mateus Pereira da Silva; 5º Idemberg Esteves Júnior e Henrique Nogueira Penin; 6º Gieds Nogueira Cabral e Maicon Jonas Soares de Paula; 7º Said Nahi Shukair e Humberto Haik Puccinelli; 8º Robson Daniel Paiva Miranda e Alexandre de Jesus Silva; 9º John Richard Ap. de Oliveira e Beatriz Fernandes; 10º Adrian Damasceno Gomes e Ikaro Aziz Kanj Silva.

Integrando o Festival, no domingo (27), aconteceu a 2ª Etapa do XXIII Circuito Vale-paraibano de Xadrez Rápido, com a participação especial do grande mestre Henrique Mecking, o lendário Mequinho, número 1 do mundo na década de 70 e atual número 1 do Brasil, na modalidade de xadrez rápido.

O torneio contou com a participação de 91 enxadristas do Vale do Paraíba, litoral norte, grande São Paulo e também do estado do Rio de Janeiro.

Foto: Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba/divulgação

Sagrou-se campeão geral do torneio, o jovem Luan Araújo de Paula, da cidade de São José dos Campos.
Destaque para o jogador pindense Robson Daniel Paiva Miranda, que conquistou o 6º lugar na categoria absoluto rápido, com 5,5 pontos em 7 partidas, vencendo ainda, no sábado, a simultânea contra o enxadrista Mathias Casalaspro.

Robson conquistou ainda, a 8ª colocação no torneio blitz de duplas com o amigo Alexandre de Jesus Silva, atual diretor jurídico fiscal da Prefeitura. Robson Daniel e Alexandre de Jesus são talentosos enxadristas que já representaram Pindamonhangaba em diversos Jogos Regionais e Abertos nas décadas de 1990 e 2000, afastaram-se dos tabuleiros por mais de 10 anos, mas continuam demonstrando muita solidez no jogo.

Destaque também para a enxadrista Juliane de Oliveira Dias que conquistou a 3º colocação na categoria feminino.
O evento foi uma realização do Circuito Vale-paraibano de Xadrez Absoluto, com o apoio do Shopping Pátio Pinda, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Clube de Xadrez de Pindamonhangaba, entre outros apoiadores locais que incentivam a prática da modalidade.

Foto: Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba/divulgação

Pindamonhangaba é um dos poucos municípios em todo o Vale do Paraíba que possui um Clube de Xadrez para a prática da modalidade. Ele funciona às segundas e quartas-feiras, das 14h30 às 15h30 para aulas com instrutor e todas às quintas-feiras, a partir das 20h para treinos livres.

Seguem as principais classificações do evento: