Início Pindamonhangaba Prefeitura de Pindamonhangaba promove o Projeto Kandú com Vivências Culturais Indígenas

Prefeitura de Pindamonhangaba promove o Projeto Kandú com Vivências Culturais Indígenas

Foto: Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba/divulgação
Publicidade

A Prefeitura de Pindamonhangaba por meio da Secretaria de Cultura e Turismo dá início ao projeto “Kandú – acendendo uma luz na história Indígena Puri”, contemplado pelo edital de chamamento público Nº06/2021, linguagens artísticas – 2021 – Fundo Municipal de Apoio às Políticas Públicas – Lei Aldir Blanc.

O projeto conta com 3 ações diferentes de atividades pontuais com a temática Indígena. A primeira ação se chama Vivências Culturais Indígenas, é composta por exibição de vídeo de contação de história, grafismo indígena, brincadeira, roda de canto e roda de conversa com alunos participantes; a próxima é a realização de uma palestra voltada para professores, onde o tema será como abordar a cultura indígena na sala de aula nos tempos atuais; a última se dá por apresentações em espaços públicos de uma nova contação de história com a temática indígena.

Foto: Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba/divulgação

A primeira ação teve início no dia 18 e março na Escola Municipal Professora Maria Aparecida Camargo de Souza, no bairro Ribeirão Grande. No dia 25/03, a Vivência será na Escola Municipal Professora Yvone Aparecida Arantes Correa, no bairro do Goiabal e no dia 01/04 será a vez da Escola Municipal Professor Orlando Pires, no bairro Bom Sucesso, receber a ação.

O projeto é uma produção da Abay Arte, que tem como proprietária a produtora cultural Vânia Freire, ela atua nas cenas Culturais da Cidade desde 2016, com a fundação da Abay. Em 2021, em parceria com a Severina Cia de Teatro, produziu o experimento audiovisual “A água que brota do monte”, uma contação de história inspirada na pesquisa realizada sobre o Povo Puri, que viveu na região do Vale do Paraíba e na lenda do Trabiju.

Foto: Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba/divulgação
Publicidade