Início Variedades Mentoria profissional é alternativa para recolocação no mercado de trabalho

Mentoria profissional é alternativa para recolocação no mercado de trabalho

Foto: Divulgação

Especialista da Anhanguera elenca os principais motivos para considerar apoio de um mentor para alavancar carreira

A taxa de desemprego caiu para 11,1% no País, segundo dados apresentados em fevereiro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua). O mercado de trabalho mostra progressão nos índices de contratação, porém, mais de 12 milhões de pessoas ainda buscam por vagas de emprego. Especialistas acreditam que o apoio de uma mentoria pode ser o caminho para conquistar espaço em empresas mais rapidamente ou alavancar a carreira.

Publicidade

De acordo com o coordenador do curso de Administração da Faculdade Anhanguera de Taubaté, professor Ricardo Nunes Saad, os benefícios do acompanhamento por um tutor estão no enfoque individual e na solução de problemas específicos de cada jornada profissional. “Conversar com um especialista experiente é interessante para desenvolver uma visão mais objetiva do futuro e determinar quais são as possibilidades a serem seguidas de acordo com as necessidades de cada um”, reflete o docente.

O especialista destaca algumas vantagens em recorrer ao serviço:

PRODUTIVIDADE

O profissional de mentoria estuda e apresenta orientações para que seus clientes consigam trabalhar de forma estratégica e alcancem resultados com pouco desgaste emocional. “Com a análise das qualidades de uma pessoa e dos desafios que ela tem, é possível organizar e conciliar as tarefas do dia a dia”, explica o professor. “A função do processo com um mentor é fazer com que o mentorado aprenda a lidar com suas atividades de forma prática e, assim, obter mais retorno”, completa.

QUALIDADE DE VIDA

Em uma pesquisa divulgada pela empresa de consultoria McKinsey, os brasileiros estão entre os trabalhadores mais desmotivados do mundo. O estudo entrevistou 170 mil funcionários de 100 países diferentes. “Uma das principais atribuições de um tutor é estabelecer propósitos profissionais objetivos para que o indivíduo consiga desenvolver seu senso de crescimento e de responsabilidade e, assim, aumentar sua satisfação com sua situação presente e qualidade de vida”, afirma Saad.

DESENVOLVIMENTO PESSOAL

Um dos intuitos da mentoria é desenvolver as habilidades profissionais por meio da inteligência emocional. “Para lidar com equipes e demandas diferentes, o acompanhamento é feito de forma ampla, com todas as esferas da vida do interessado”, explica. “Essa organização permite que haja equilíbrio entre o que é feito dentro e fora do ambiente laboral”, completa.

COMO ENCONTRAR

Algumas entidades são especializadas em oferecer o serviço de mentoria para empresas de diferentes portes, porém é possível encontrar tutores independentes e com experiências em diferentes áreas específicas de negócios. “O importante é analisar a atuação do mentor e avaliar seu histórico, se é um professor ou palestrante. Devemos optar por alguém com conhecimentos que possam ajudar na carreira”, recomenda Saad. “É imprescindível pesquisar sobre a reputação e a formação para escolher uma pessoa com sucesso e boa visão de carreira”, completa.

Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância.

Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Acesse o site e o blog para mais informações.