Início Pindamonhangaba Pinda recebe Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança e inicia comemoração...

Pinda recebe Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança e inicia comemoração do Bicentenário da Independência do Brasil

Foto: Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba/divulgação
Publicidade

Pindamonhangaba inicia, nesta sexta-feira, dia 18 de março, as comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil, por meio de uma palestra com o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança. Sua Alteza Imperial e Real participará, ainda, de mais três eventos durante sua estadia na cidade, como parte da “Jornada dos Príncipes”, evento que também comemora o bicentenário, com apoio do Ministério da Defesa, das Forças Armadas e da Polícia Militar do Estado de São Paulo, e integrará as comemorações da cidade.

Em Pinda, as festividades têm à frente a Prefeitura, por meio da Comissão Municipal do Bicentenário da Independência. A recepção ao Príncipe será nesta quinta-feira, por autoridades municipais, em evento fechado.

A palestra de Dom Bertrand será realizada às 10 horas, no Hotel Intercity Pátio Pinda, e será voltada para convidados e imprensa, devido às vagas limitadas. Na sequência, às 14h30, haverá um cortejo do hotel até o Espaço Cultural Dr. João Laerte Salles, na rua Bicudo Leme, centro da cidade, com a participação da cavalaria do Haras de Jacareí e Cavalaria da Polícia Militar, com uniformes de gala, e jipes militares do 2º Batalhão Borba Gato, com a espada imperial da Guarda de Honra de D. Pedro (conduzida pela Aspirante Cintia), do acervo do Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina. Todos estão convidados a prestigiar o evento e a saudar o Príncipe durante o percurso do cortejo.

No espaço cultural, Dom Bertrand será recepcionado pela proprietária Maria Ceres Merly Salles. Este evento também terá entrada controlada, devido à capacidade de acomodação do prédio.

No sábado (19), Dia de São José, o Príncipe participa de uma procissão com saída da Igreja São José, às 11 horas, até a Igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso. A procissão será acompanhada pela Corporação Musical Euterpe e pelos 16 representantes da Guarda de Honra para celebração da missa ao meio-dia na igreja Matriz, tendo à frente o Padre Kleber. Toda a população e imprensa estão convidados a participar deste evento, que encerra a permanência de Dom Bertrand em Pindamonhangaba.

Igreja Matriz, Pindamonhangaba-SP (Foto: Saulo Fernandes @imagens.comdrone)

Papel histórico de destaque – Pindamonhangaba tem um papel histórico importante na Independência do Brasil. O Príncipe Dom Pedro viajou do Rio de Janeiro a São Paulo, em agosto de 1822 e em Pindamonhangaba, formou-se a Guarda de Honra que o acompanhou até o Grito do Ipiranga. Já a igreja de São José, tombada pelo Condephaat, abriga o Panteão Nacional da Guarda de Honra do Príncipe: estão ali sepultados os integrantes da Guarda que foram testemunhas oculares da Independência do Brasil.

Publicidade