Enquanto a maioria das cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba fechou o mês de janeiro de 2022 com saldo negativo na geração de empregos, Pindamonhangaba começou o ano com saldo positivo de 121 novas vagas abertas.
A informação é do Ministério do Trabalho e Emprego, que através do CAGED (Cadastro Geral do Emprego), divulgou nesta sexta-feira (11) o primeiro balanço do mercado de trabalho de 2022.
Repetindo o desempenho apontado em 2021, os setores industrial e de serviços foram os que tiveram um melhor comportamento no primeiro mês do ano, gerando saldo positivo de 171 e 64 novas vagas, respectivamente. O setor do comércio foi o único que teve mais vagas fechadas, com déficit de 155 postos de trabalho.
Considerando a variação média, forma mais justa de medir a geração de empregos, pois demonstra a evolução do total de carteiras assinadas em relação ao mês anterior, Pindamonhangaba aparece bem colocada na região à frente de municípios de maior porte. Pinda fechou o ano com 33.467 carteiras assinadas, passando para 33.588 em janeiro, evoluindo 0,36%, atrás somente de Jacareí (0,78%).
“Os dados do CAGED de janeiro mostram um cenário positivo que pretendemos que seja contínuo durante o ano, pois estamos recebendo muitos investimentos e teremos boas notícias para anunciar em breve”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Roderley Miotto.
Para o prefeito Dr. Isael Domingues, o resultado positivo é fruto das ações integradas das secretarias. “Nossa missão enquanto gestor é reunir toda a energia da nossa equipe para proporcionar um ambiente favorável para atração e permanência de investimentos. Desde as ações de zeladoria na entrada da cidade até a desburocratização e modernização tecnológica para facilitar aprovações de projetos, tudo é executado para que empresários e comerciantes tenham a certeza de que abraçamos tudo que gera emprego e renda”, concluiu o prefeito.