Início São José dos Campos São José dos Campos recebe representantes da International Space University

São José dos Campos recebe representantes da International Space University

Dois representantes da ISU (International Space University) realizam nesta semana uma visita técnica em São José dos Campos que concorre para sediar o curso itinerante SSP (Space Studies Program) em 2023.

Publicidade

O SSP é considerado mundialmente como o mais importante e abrangente programa de treinamento da área espacial, tendo formado cerca de 4.000 profissionais de mais de 100 países. O evento tem duração de 9 semanas com várias atividades na cidade sede.

O diretor da ISU, Kenol Jules (EUA), e o gerente do Programa SSP, Arif Goktug Karacalioglu (Turquia), visitaram nesta quinta-feira (10) as instalações do Parque Tecnológico, Ipplan e também conheceram o CSI (Centro de Segurança e Inteligência).

Eles foram recebidos por cinco secretários municipais, em áreas relacionadas ao apoio estratégico e logístico para a realização do evento.

“Fiquei com a certeza que São José dos Campos é um lugar bastante seguro e os participantes do Programa SSP estarão seguros. Já vi algumas centrais de segurança parecidas com este no Japão e na Ásia”, disse Kenol Jules sobre o CSI. 

Foto: Claudio Vieira/PMSJC

O programa prevê que a cidade receba, durante as 9 semanas que sediará o evento, cerca de 300 pessoas de 50 países diferentes, entre professores, estudantes e profissionais ligados aos estudos espaciais.

Os representantes da ISU também conheceram nesta semana as instalações do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), que submeteram conjuntamente com a Prefeitura de São José a proposta para sediar o SSP 2023.

Kenol Jules e Arif Goktug  também visitaram parte da rede hoteleira de São José e atrativos turísticos da cidade.

“Essa visita técnica é importante para que a ISU conheça as potencialidades de nossa cidade e instituições para acolher esse importante programa do setor espacial”, afirmou a diretora- substituta do INPE, Mônica Rocha.

Mônica é ex-aluna do Programa SSP na edição de 2010, na cidade de Strasbourg, na França.

Caso confirmada pela ISU, São José dos Campos será a primeira cidade do Brasil e a segunda da América Latina a sediar o SSP.

Vitrine internacional

Além do propósito acadêmico, o SSP representa uma vitrine internacional. Instituições e empresas que atuam na área espacial podem mostrar suas capacidades, fortalecerem contatos e firmarem acordos comerciais e cooperações internacionais.

Ainda, durante o período do programa, transitarão pela cidade astronautas e personalidades ilustres do setor que participarão de eventos abertos ao público em geral – painel de astronautas, palestras, competição de robôs, competição de lançamento de foguetes – e outras atividades voltadas para a popularização da ciência e das atividades espaciais.

Estudos Espaciais

O programa teve início em 1987 no MIT (Massachusetts Institute of Technology – Cambridge, EUA) e desde então vem acontecendo anualmente em diferentes cidades, tais como Strasbourg e Toulouse (França), Toronto e Vancouver (Canadá), Bremen (Alemanha), Adelaide (Austrália), Barcelona (Espanha), Haifa (Israel), Delft (Holanda), Kitakyushu (Japão), Huston, Cleveland, Califórnia e Florida (EUA), entre outras.

Na América Latina, apenas a cidade de Valparaíso, no Chile, sediou uma edição do SSP, em 2000.

Publicidade