Início São José dos Campos Crianças da Fundhas de São José dos Campos mandam 250 cartas para...

Crianças da Fundhas de São José dos Campos mandam 250 cartas para crianças da Ucrânia

Foto: Divulgação
Publicidade

Mensagens de paz, fraternidade, companheirismo e de muitos outros sentimentos positivos. Este é o conteúdo de 250 cartas que um grupo crianças, de 6 a 10 anos, de São José dos Campos, escreveu para crianças da Ucrânia. As correspondências foram encaminhadas nesta sexta-feira (4), pelos Correios, à embaixada daquele país, em Brasília.

As 250 autoras das cartas, muitas com mensagens em desenhos e até na língua ucraniana, são crianças atendidas pela Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), ligada à Prefeitura de São José. A ideia surgiu na própria instituição e logo recebeu apoio do corpo técnico e orientadores pedagógicos.

O assunto sobre a guerra na Ucrânia, gerada a partir da invasão russa no território vizinho, provoca tristeza e indignação à maioria da população de outros países e, particularmente, no Brasil. E não poderia ser diferente no município joseense, que tem acompanhado pela imprensa o que vem acontecendo.

Apesar da idade, as crianças não estão alheias ao que conseguem ver e ouvir ou mesmo perguntar aos pais e professores sobre o assunto. Daí o entendimento de como poderiam contribuir para tentar amenizar o sofrimento das crianças ucranianas, escrevendo cartas, fazendo desenhos e até pequenas bijuterias.

Da tristeza à felicidade 

“Eu fiquei muito triste quando fiquei sabendo sobre a guerra na Ucrânia, mas depois que fiz um desenho para mandar para as crianças de lá, me senti feliz em poder dar um pouco de consolo a elas”. A declaração é do pequeno Miguel Luiz Ferreira, de 10 anos, atendido na Unidade Dom Pedro I desde o ano passado.

Miguel conta que foi o pai dele que lhe falou sobre a guerra e o quanto as pessoas estão sofrendo, pois gosta muito de estudar e saber sobre outros países. Miguel fez um desenho de um braço musculoso, onde escreveu ‘Amor à Ucrânia’ e em volta as palavras paz, amor, harmonia e respeito, tudo escrito na língua ucraniana.

Segundo sua mãe, Marly Malvina Magalhães, Miguel é um aluno muito aplicado no 5º ano do ensino fundamental. “O Miguel é muito comunicativo, detalhista e participativo; e tem o sonho de fazer robótica”, disse ela.

Já sabiam da guerra

A professora Aline Tamires Barbosa, da Unidade Dom Pedro, foi uma das que se envolveu com a dinâmica da produção das cartas. Ela leciona Linguagem e Endocomunicação para um grupo de 18 alunos de 9 a 10 anos, entre eles o Miguel.

“As crianças receberam muito bem a proposta de escrever cartas e fazer desenhos em apoio às crianças da Ucrânia. O Miguel foi um dos que mais se envolveu, mas todos escreveram bastante e fizeram desenhos bem criativos. E todos também já sabiam um pouco sobre a guerra, por ouvirem comentários dos pais e notícias veiculadas na televisão e rádio”, enfatizou a professora.

Publicidade