Início Variedades Quais as vantagens da Inteligência Artificial aplicada ao transporte?

Quais as vantagens da Inteligência Artificial aplicada ao transporte?

Imagem: DriveSpark/divulgação
Publicidade

A tecnologia vem se mostrando aliada do trabalho há muitos anos. Entretanto, nos últimos meses temos observado o quanto a conectividade facilita o trabalho e os serviços remotos. Com isso, a Inteligência Artificial passou a ser aplicada em diversos segmentos de mercado e os resultados já mostram o impacto gerado por ela. Assim, fica a questão: quais são as vantagens da IA aplicada ao transporte?

O conceito da Inteligência Artificial pode ser definido como “equipamento que trabalha sozinho”. Obviamente que, assim como qualquer outra invenção, ela foi desenvolvida por um grupo de seres humanos. Porém, a evolução tecnológica permitiu que muitas operações pudessem ser realizadas por total competência e escolha da máquina.

A capacidade de executar tarefas consideradas inteligentes é a resposta para uma formatação capaz de imitar seres humanos e aprender conceitos de forma gradual — esse é o “machine learning”. E, eventualmente, a IA pode realizar tarefas de pensamento crítico e tomar decisões que favoreçam as corporações.

Transportadoras, por sua vez, possuem muitos processos automatizados, já que a alta demanda requer maior atenção para evitar erros e otimizar as entregas.

A Inteligência Artificial implantada ao transporte tem o objetivo claro de prever, ou prevenir, o que pode acontecer se um grupo de colaboradores tomar uma determinada atitude. Como humanos cometem erros, ela funciona como um suporte para diminuir a margem de falhas e prejuízos.

De acordo com uma pesquisa realizada pela LLamasoft, em parceria com a Retail Systems Research (RSR), 73% dos varejistas acreditam que a IA pode agregar valor aos processos de logística. Expandindo essa perspectiva para o mercado, é possível prever que, quanto mais tecnologia uma empresa aplicar ao fluxo de comércio, maior será sua capacidade de construir metas de destaque.

Os benefícios adicionados pela Inteligência Artificial agilizam o dia a dia operacional de trabalho. Mas eles também são expandidos para entender e interpretar a concorrência. Assim, é possível ampliar a cobertura de planejamento, bem como estruturar viagens pensando na rota e nos horários de pico, equilibrar a quantidade de carga por frota, roteirizar os serviços e proporcionar maior segurança aos condutores.

Sendo assim, relatórios com todas as informações — boas e ruins — são produzidos. Após essa reunião e análise dos dados, os gestores estão aptos para a tomada de decisões assertivas para alavancar o negócio.

E é exatamente essa praticidade e visibilidade completa da operação da sua empresa que permite estar à frente das concorrentes.

Agora, pense em uma forma de centralizar seus indicadores de desempenho, sabendo onde sua transportadora pode chegar com uma quantidade aumentada de acertos. Isso também é possível utilizando Inteligência Artificial. A seguir te mostramos como. 

DataOcean: a plataforma de Inteligência Artificial para as transportadoras

Sabemos que investir em tecnologia é um dos grandes diferenciais para a logística. Isso porque as competências que somam mais valor ao mercado geralmente são as mesmas que surpreendem e trazem maior conforto para o consumidor final.

Quando implantada nas transportadoras, a Inteligência Artificial eleva a produtividade por meio de dados compilados em tempo real e análises preditivas sobre os padrões de trabalho. Dessa forma, a DataOcean traz perspectivas de receitas, clientes, cargas e despesas, visando economia e resultados estratégicos.

Com o controle de frota, podemos localizar os veículos e calcular o tempo de circulação, pensando no gasto de combustível e em formas de agilizar as entregas. Uma percepção que muitas vezes não é notada pelos olhos humanos, é somente programada para gerar um alerta quando algo estiver saindo do controle.

Os serviços de IA da DataOcean são baseados em robôs que interagem com os documentos eletrônicos das transportadoras. O processamento das informações é feito automaticamente e os insights e indicadores de seu negócio podem ser acessados por todos os colaboradores.

Quer saber como implantar essa tecnologia na sua transportadora? Entre em contato com a DataOcean e eleve-a a outro patamar.

Publicidade