Início Jacareí Ball Corporation abre Programa de Estágio com foco em diversidade e inclusão

Ball Corporation abre Programa de Estágio com foco em diversidade e inclusão

Ball + é o primeiro da indústria de latas a abraçar o tema e oferecer 100% das vagas para mulheres, pessoas com deficiência, negros, LGBTI+ e pessoas de baixa renda

A Ball Corporation, líder mundial em embalagens sustentáveis de alumínio, abre hoje, 07/02, as inscrições para o Ball +, o primeiro Programa de Estágio da indústria de latas com foco total em ampliar a diversidade de suas equipes. Desenvolvido em parceria com a Companhia de Estágios, principal player de recrutamento e seleção do país, o programa tem vagas disponíveis na região do Vale do Paraíba, e inteiramente oferecidas para mulheres, pessoas com deficiência, negros, LGBTI+ e pessoas de baixa renda.

Publicidade

O processo seletivo será realizado no formato online, e os interessados e interessadas devem se inscrever pelo site da Companhia de Estágios. A seleção para candidaturas contará com cinco fases: Triagem, Fit Cultural, Entrevistas, Painel e Entrevistas Finais. O início do trabalho, que acontecerá de maneira híbrida, está previsto para maio.

As áreas contempladas no programa são para trabalho no Escritório Regional, sede da Ball, em São José dos Campos, e nas Operações Corporativas em Jacareí. As vagas contemplam os setores de Planejamento Financeiro, Suprimentos, Contabilidade, Jurídico, Comunicação, Atendimento ao Cliente, Planejamento de Produção, Recursos Humanos, Engenharia, Qualidade, Meio Ambiente Saúde e Segurança, Serviços ao cliente e Manufatura Lean, entre outros.

Para participar do processo seletivo, o estudante deve ter dois anos disponíveis para estágio, ser residente dos municípios onde as vagas estão sendo ofertadas ou região do Vale do Paraíba, estar cursando graduação na área compatível com a vaga e se identificar com a cultura de inovação e sustentabilidade da Ball. Além disso, o programa, que abrange cinco grupos de diversidade e inclusão, não apresenta restrição de idade.

“É gratificante para a Ball poder recepcionar estes talentos para sua primeira experiência no mercado de trabalho e no mercado de latas. Nos estruturamos nos últimos anos para que essa experiência seja inspiradora para eles e engrandecedora para a empresa. Afinal, a partir do momento que temos um quadro diverso de pessoas que compartilham o sentimento de pertencimento, isso resulta em um ambiente inovador e saudável para todos”, declara Luci Bellacosa, Vice-Presidente de RH da Ball para a América do Sul.  

O programa não exige um segundo idioma e oferecerá aulas de inglês para os estagiários e estagiárias. Os dois anos de estágio ainda incluem integração com o negócio da Ball, treinamentos e workshops de temas relacionados às vagas para complementar o desenvolvimento na prática, acesso à plataforma do LinkedIn Learning, entre outras experiências.

Dentre os benefícios estão a bolsa-estágio competitiva com o mercado, assistência médica e odontológica; seguro de vida; auxílio refeição; auxílio transporte; e auxílios jurídico, psicológico, financeiro e social.

Para os estudantes interessados, a Ball e a Companhia de Estágios irão promover uma live no dia 16/02, às 17 horas, para contar mais sobre o processo seletivo, apresentar a cultura da empresa e trocar experiências com os espectadores. A live será comandada por Luci Bellacosa, Vice-presidente de RH da Ball América do Sul, e por Suellen Moraes, Gerente de Diversidade e Inclusão da Ball América do Sul, e contará ainda com a participação de Luiz Neto e Camila Rebouças –  funcionários Ball que iniciaram suas trajetórias na empresa como estagiários e compartilharão como desenvolveram suas carreiras.

Diversidade e Inclusão na Ball

A área de D&I foi fundada há seis anos na sede da Ball, no Colorado (EUA). Ao longo dos últimos anos, foram desenvolvidos treinamentos de vieses inconscientes, programas especiais para estímulo da liderança feminina, e o reconhecimento internacional dado pelo Prêmio Forbes USA de 2017 como melhor empresa para se trabalhar para a comunidade LGBTI+. Mas foi em 2020 que a companhia acelerou ações de expansão mundial.

As estruturações na América do Sul começaram com a criação de uma gerência de Diversidade e Inclusão em abril de 2021 e seguem se estendendo para atender às pautas sociais de maneira efetiva dentro da Ball.

A área de D&I tem reporte direto para o CEO da empresa e essa é uma mensagem clara de que diversidade não é uma agenda do RH ou de Comunicação, é uma agenda do negócio Ball. “Acreditamos que diversidade significa conviver com pluralidade e contar com visões distintas no momento de tomada de decisão e na busca por novas soluções. O Programa de Estágio Ball + é um passo muito importante na nossa história, pois nosso papel como empresa é preparar não só nosso time atual para pensarem de forma inclusiva e acolherem talentos diversos, mas desenvolver futuras lideranças, criando um ambiente no qual as pessoas possam pertencer e prosperar”, comenta a Suellen Moraes, gerente de Diversidade e Inclusão da Ball para a América do Sul.

O Programa de Estágio com foco em Diversidade e inclusão é uma das ações da empresa, que ainda oferece cursos técnicos profissionalizantes gratuitos e exclusivos para mulheres, desenvolvimento interno de grupos de afinidade e atua em projetos com a comunidade onde atua.

Com metas traçadas em 2021, a Ball Corporation conseguiu, no último ano, incrementar em 15% o número de mulheres nas unidades da Ball na América do Sul, aumentar em 20% a presença de mulheres nas posições da operação e crescer em 20% o índice de novas contratações com foco em diversidade. Além disso, a empresa segue comprometida em treinar 100% dos líderes da Ball em liderança inclusiva. Outras metas incluem o aumento da presença feminina em posições de liderança sênior, gerência e cargos de supervisão e estão em andamento.