Início São José dos Campos Aulas começam em São José dos Campos com novas escolas, materiais escolares...

Aulas começam em São José dos Campos com novas escolas, materiais escolares e protocolos

Foto: Adenir Britto/PMSJC
Publicidade

A rede de ensino municipal de São José dos Campos iniciou as aulas nesta quinta-feira (3), com as escolas abertas para garantir aos mais de 71 mil estudantes o direito à Educação.

O primeiro dia é marcado por acolhida animada e carinhosa em todas as Unidades escolares com o reencontro dos professores, alunos, equipes e toda comunidade escolar. As aulas seguem os protocolos do Plano São Paulo, com orientações do Comitê de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus, uso obrigatório de máscaras, higienização frequente das mãos e de ambientes comuns, entre outras ações para a segurança dos professores, alunos, familiares e servidores em geral. 

A Prefeitura de São José possui 114 escolas infantis (entre rede direta e parceira) e 50 escolas de Ensino Fundamental, que atendem juntas mais de 71 mil estudantes. 

Foto: Adenir Britto/PMSJC

Protocolo e cuidados

Em caso de estudantes com comorbidades que não puderem retornar às aulas será seguido o critério de licença médica, mediante apresentação de atestado. 

Além dos protocolos do Plano São Paulo e da Vigilância Sanitária, as Unidades Escolares recebem orientações sobre higienização frequente de mãos e distanciamento social, EPI’s (com álcool em gel, tapetes sanitizantes, termômetros e máscaras), e sanitização frequente dos locais.

Novas escolas 

O ano letivo de 2022 começa com três novas escolas municipais: Emef Profª Luiza Maria Cavalcanti Guratti (Setville), Cedin Profª Ana Maria Arruda Pereira (Jd. São José 2) e a Emef Profª Terezinha Araújo (Santa Hermínia).

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, investiu mais de R$ 24,2 milhões nas novas escolas. Juntas, as três escolas vão oferecer mais de duas mil vagas na rede municipal. Cada nova escola de Ensino Fundamental possui capacidade para atender até 900 alunos e a escola infantil do Jardim São José pode atender até 500 crianças. 

Material escolar

A partir do primeiro dia de aula, os estudantes das 50 escolas de Ensino Fundamental irão receber os materiais escolares. Os 21 itens que compõem o material escolar dos alunos foram arrematados no pregão por R$ 2.963.928,37. O material escolar dos alunos da rede municipal é composto por materiais como: caderno, minidicionário, régua, tesoura, apontador, caneta esferográfica azul e vermelha, lápis de cor, entre outros.

Publicidade