Início Pindamonhangaba CAGED aponta geração de mais de 2 mil postos de trabalho em...

CAGED aponta geração de mais de 2 mil postos de trabalho em 2021 em Pindamonhangaba

Entrada de Pindamonhangaba Foto: Saulo Fernandes/@imagens.comdrone

Pindamonhangaba aparece bem colocada na geração de empregos entre os maiores municípios da Região Metropolitana do Vale do Paraíba durante o ano de 2021. Os dados foram divulgados na última semana pelo CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), órgão do Ministério do Trabalho e Emprego.

Publicidade

Segundo o CAGED, Pindamonhangaba abriu 2.049 novos postos de trabalho de janeiro a dezembro do ano passado.

Os setores da indústria e de serviços foram os que tiveram um melhor comportamento no ano, gerando saldo positivo de 1.084 e 719 novas vagas respectivamente. O setor da construção civil foi o único que teve mais vagas fechadas, com déficit de 313 postos de trabalho.

Considerando a variação média, forma mais justa de medir a geração de empregos, pois demonstra a evolução do comportamento total de carteiras assinadas em relação ao mês anterior, Pindamonhangaba aparece bem colocada na região à frente de municípios de maior porte. Durante os 12 meses do ano passado, Pinda evoluiu positivamente em 6,46% no número de carteiras assinadas, fechando o ano com quase 40 mil trabalhadores com registro em carteira.

MunicípiosVariação Média % Jan a DezAcumulado no Ano Novos Empregos
Cruzeiro+ 9,531.416
Caçapava+ 7,431.598
Lorena+ 6,69991
Pindamonhangaba+ 6,462.049
Jacareí+ 6,272.780
Taubaté+ 5,604.025
São José dos Campos+ 4,407.517
Guaratinguetá+ 1,76471
   

Dezembro

Levando em consideração o desempenho somente do mês de dezembro, divulgado na última semana, o levantamento apontou número maior de demissões em todas as grandes cidades da região, exceto Pindamonhangaba e Caçapava.

  MunicípiosSaldo Admissão x Demissão Somente em dezembro
Caçapava+ 44
Pindamonhangaba+ 03
Cruzeiro-141
Lorena– 145
Caçapava– 278
Guaratinguetá– 396
Jacareí– 442
Taubaté-494
São José dos Campos– 1.130
  

“Apesar de todo o enfrentamento à pandemia e momentos de crise, nossa economia vem sendo bem gerida e fechamos o ano com mais de duas mil novas vagas. Nossa missão é atrair investimentos e proporcionar ambiente favorável para os empresários e comerciantes”, comentou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Roderley Miotto.

Pindamonhangaba vem recebendo diversos empreendimentos no setor industrial, como ampliação da Novelis e no ramo comercial e de serviços com a recém-chegada das lojas do novo Shibata, novo Supermercado Simpatia, Casa & Vídeo, Apaixonados por Quatro Patas, AutoZone (setor autopeças) e PoliPet (setor pet).

O prefeito Dr. Isael Domingues espera que para 2022 os números possam melhorar ainda mais. “Estamos muito otimistas e trabalhando para anunciar novos investimentos. Muitas empresas estão vindo, como o Graal que será instalado às margens da Dutra e outros empreendimentos. O ramo do mercado imobiliário e construção civil também segue acelerado gerando emprego e renda para o município”, concluiu o prefeito.