Início Pindamonhangaba Fotos da inauguração da nova sede da Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba

Fotos da inauguração da nova sede da Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba

Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba - Foto: Saulo Fernandes/@imagens.comdrone
Publicidade

“Esse momento é de um novo conceito, não de um novo prédio”, disse Isael Domingues.

A Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba inaugurou, na tarde desta segunda-feira (31), a nova sede da Secretaria de Saúde. O evento contou com a presença do Prefeito Dr. Isael Domingues, do vice Ricardo Piorino, da Secretária Adjunta, Ana Cláudia Macedo dos Santos, demais profissionais da Saúde e autoridades.

A nova sede da Secretaria de Saúde está localizada na Avenida Nossa Senhora do Bom Sucesso, 1734, em um espaço amplo que foi adaptado para receber toda parte administrativa da secretaria, além do Departamento de Proteção aos Riscos e Agravos da Saúde, Serest e que, em breve, contará também com a fisioterapia.

Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba – Foto: Saulo Fernandes/@imagens.comdrone

“É com muita satisfação que hoje a gente apresenta a nova sede da Secretaria de Saúde, uma sede que foi pensada, foi desejada por todos nós para que pudéssemos unificar os serviços de saúde da área administrativa dentro do município”, disse a Secretária Adjunta, Ana Cláudia Macedo dos Santos.

A secretária também ressaltou a importância da nova sede. “Aqui nós conseguimos desenvolver melhor os nossos serviços, temos praticamente todas as nossas diretorias aqui dentro, com exceção da assistência farmacêutica e saúde bucal, que ainda se encontra lotada na farmácia central, mas que nós temos o objetivo de unificar, para que a gente possa ter a discussão, fazer todo planejamento, acompanhar diretamente as ações que estão sendo desenvolvidas no município, onde cada diretor poderá trazer em tempo real para a secretaria de saúde as demandas que estão ocorrendo”.

Foto: Saulo Fernandes/Vale News

“Então temos aqui praticamente toda área administrativa e que vem pensando no planejamento da saúde, e em breve, teremos a fisioterapia que será um centro de reabilitação com fonoaudiologia, terapia ocupacional, para que a gente possa dar acesso a população em um espaço novo e adequado para atender a nova demanda que surge após a pandemia”, concluiu Ana Cláudia.

O Prefeito Dr. Isael Domingues disse que surgiu a necessidade de buscar um local que pudesse agregar a Secretaria de Saúde, que é uma secretaria, em número de profissionais, igual ou do mesmo tamanho da Secretaria de Educação.

“Nós precisamos, tanto na Secretaria de Saúde como em qualquer outra secretaria, é dar dignidade para as pessoas. Muitas vezes não tem um remédio para uma determinada doença, mas você tem o afeto. Não justifica por não ter o remédio, não dar o afeto, a atenção, até mesmo nos poucos segundos no passamento de uma pessoa para o outro plano. A nossa missão é cuidar de vidas, de pessoas, enquanto está respirando, o coração está batendo, as artérias estão pulsando, a Secretaria de Saúde tem que estar lá. E depois que para de pulsar, de bater, de respirar, a secretaria tem que estar para acolher a dor das pessoas, isso chama-se dignidade”, disse o prefeito.

Foto: Saulo Fernandes/Vale News

Isael Domingues disse que o fato de unificar, mostra o comprometimento de não fugir nem se esconder da população. “Demorou pra gente fazer isso. Reunimos a maior parte administrativa da saúde para que a gente possa estar muito próximo da secretária, para não ter argumento para dizer que não foi ouvido. Não se justifica mais a descentralização, aliás, descentralização eu gosto muito, mas quando é para descentralizar para o serviço de ponta chegar até a pessoa. Mas quando se fala em gestão, não, aí nós temos que estar todos próximos um do outro para podermos pensar juntos, planejar e executar”, continuou o prefeito.

Foto: Saulo Fernandes/Vale News

“Não estamos inaugurando o prédio, estamos inaugurando uma nova forma de pensar, um novo modelo de gestão, uma nova forma de fazer saúde, centralizando todas as forças que nós temos de saúde no município. É isso que nós queremos, e é isso que nós estamos fazendo e entregando para a população”, concluiu Isael Domingues.

Após os discursos, foi realizado o descerramento da placa inaugural e o público acompanhou uma apresentação da Camerata Jovem de Pindamonhangaba.

Apresentação da Camerata Jovem de Pindamonhangaba Foto: Saulo Fernandes/Vale News
Publicidade