Início Pindamonhangaba Estado publica conversão de 10 leitos Covid para leito UTI Convencional em...

Estado publica conversão de 10 leitos Covid para leito UTI Convencional em Pinda

(Foto: divulgação/PMP)
Publicidade

O Governo do Estado de São Paulo publicou nesta sexta-feira (21) a deliberação que trata da conversão de leitos de UTI Covid em leitos de UTI Convencional. Com a decisão, a Santa Casa de Misericórdia irá incorporar, futuramente, os 10 leitos que até então atendem pacientes covid para atendimento convencional, mantendo dentre esses leitos o suporte para continuar recebendo os pacientes covid, sem prejudicar o enfrentamento à pandemia.

A Prefeitura esclarece que os leitos covid não serão eliminados e futuramente irão se adequar, atuando juntos para sanar a demanda da cidade e região.

“Nossa cidade ganha muito com essa habilitação pois há muito tempo lutamos pelo aumento de leitos na região. Agora, com a necessidade diante da pandemia, foi possível que o Ministério da Saúde reconhecesse e habilitasse automaticamente os leitos que estão salvando muitas vidas no município”, afirmou a secretária de Saúde Regininha Daniel.

A Comissão Intergestores Bipartite do Estado de São Paulo – CIB/SP, em reunião realizada em novembro, já havia aprovado um estudo das necessidades de leitos de UTI Geral e agora referenciou a relação dos hospitais e respectivos leitos de UTI Adulto e Pediátrico que serão habilitados.

Com a habilitação, Pindamonhangaba irá aguardar a aprovação do Governo Federal para que o Estado promova a modificação. Atualmente, a Santa Casa atende com 7 leitos SUS e passará a 17, entretanto a Secretaria de Saúde do município ressalta que a gestão dos leitos não é de domínio do município, sendo todos os leitos regulados pela CROSS – Centro de Regulação de Oferta de Serviços da Saúde do governo paulista.

“Sempre lutamos junto ao Governo do Estado pela ampliação desses leitos, visando aumentar nossas vagas, porém sabemos que a carência de leitos no Vale é grande e que estes leitos são para atender toda a região”, frisou o prefeito Dr. Isael Domingues.

Publicidade