Início Variedades Porco-espinho resgatado por equipe da CCR NovaDutra é devolvido ao habitat natural

Porco-espinho resgatado por equipe da CCR NovaDutra é devolvido ao habitat natural

Foto: Divulgação/CCR NovaDutra
Publicidade

 O porco-espinho, resgatado pela equipe de captura de animais da CCR NovaDutra da rodovia, em novembro do ano passado, foi devolvido ao seu habitat natural neste fim de semana. Desde a captura, o mamífero estava no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) da Universidade do Vale do Paraíba (Univap) de São José dos Campos, instituição que a concessionária mantém parceria.


 A soltura ocorreu em uma área licenciada do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA), localizada na região de Roseira, no Vale do Paraíba (SP). O espaço foi escolhido por oferecer estrutura necessária para a soltura, reabilitação e segurança dos animais silvestres. O local também desenvolve trabalhos de conscientização, educação ambiental e apoio a ações em defesa da fauna e flora. O porco-espinho recebeu um microchip.
 
A captura
O porco-espinho foi localizado na tela antiofuscante, por colaboradores da concessionária, durante inspeção de tráfego, no km 45, município de Lorena, no Vale do Paraíba (SP). O animal foi retirado, em segurança, pela equipe de captura e encaminhado para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) da Universidade do Vale do Paraíba (Univap) de São José dos Campos (SP), onde recebeu atendimento clínico antes de ser devolvido à natureza.
 
Em vigor desde dezembro de 2015, a parceria entre a concessionária e o Cras possibilita tratamento veterinário das espécies resgatadas e oferece ações de reabilitação para o retorno ao habitat natural.
 
Capacitação
As equipes operacionais da CCR NovaDutra passam por constantes treinamentos e capacitações onde são abordados temas como orientação sobre Lei de Crimes Ambientais, captura e contenção física de animais, transporte de animais entre outros temas. A concessionária orienta que, caso aviste um animal silvestre na rodovia, informe a concessionária pelo Disque CCR NovaDutra: 0800 0173536 .

Publicidade