Início Pindamonhangaba Pinda é destaque em desenvolvimento tecnológico

Pinda é destaque em desenvolvimento tecnológico

Foto: Divulgação/PMP
Publicidade

O investimento e as ações de tecnologia e inovação implementadas pela Prefeitura de Pindamonhangaba nos últimos anos fazem o município ser referência nacional. Prova disso é o convite que Pindamonhangaba recebeu para participar da edição anual do maior encontro on-line de gestão pública do país, o ‘Governos do Futuro”, realizado em outubro, e que debateu temas como transformação digital e eficiência fiscal.

Um dos exemplos de inovação tecnológica é a plataforma 1Doc, que há 2 anos possibilita o trâmite de processos internos e externos de maneira rápida e eficiente – eliminado o uso de papel, gerando economia de cerca de R$ 20 milhões ao ano, além de agilizar alguns processos em até 90% do tempo em relação a como era antes. Além disso, o cidadão pode resolver tudo de sua casa, trabalho ou celular conectado à internet. A conexão com internet é, inclusive, outra ferramenta do Cidade Inteligente, que atualmente conta com mais de 20 pontos de wi-fi pela cidade, além das escolas.

Outras ações de tecnologia a serviço da administração pública são as câmeras de monitoramento do CSI (Centro de Segurança Integrada), o cinturão de segurança em todas as entradas e monitoramento continuo, rede de dados de alta velocidade, ouvidoria digital, saúde informatizada, pregão eletrônico, dentre outros.

Foto: Divulgação/PMP

A transformação digital em Pindamonhangaba foi atestada pelo relatório da Gove, que avaliou o grau de maturidade em transformação digital consolidada de Pindamonhangaba de 93,9 numa escala até 100. De acordo com o relatório, “Pindamonhangaba apresenta uma realidade bem avançada de transformação digital, sendo muito diferente da grande maioria dos municípios brasileiros e colocando a cidade em destaque nacional”.

E-tributo – A partir de 2022 não haverá mais entrega de carnês de IPTU e de guias de outras taxas imobiliárias, que estarão disponíveis pela internet para todos os contribuintes. A partir do cadastro na plataforma E-Tributo, o contribuinte receberá eletronicamente seus tributos para o próximo ano.

Pinda Tech: formação de mão de obra – O programa direcionado para ensino gratuito em tecnologia, sem custos para os cofres públicos, faz parte do programa Cidade Inteligente, em conjunto com o projeto Escola do Servidor. Realizado em parceria com o Novo Futuro Tech com apoio de empresas na área.

Nele, os moradores de Pindamonhangaba podem acessar os cursos gratuitos oferecidos pela Digital Innovation One em qualquer dispositivo com acesso à internet. Podem participar todos que tenham interesse em formação em tecnologia, com foco na inserção no mercado de trabalho, sem exigência de escolaridade mínima. Os alunos que se destacarem serão entrevistados por empresa da região com vagas abertas na área.

Publicidade