Início Variedades WavePad: tudo o que você precisa saber

WavePad: tudo o que você precisa saber

Publicidade

Elaboramos um guia do editor de áudio WavePad com tudo o que você precisa saber para criar seus primeiros projetos. Com esse software de edição de áudio para MAC e Windows você consegue recortar, colar, duplicar, aplicar efeitos, usar plug-ins VST e mais em áudios de diferentes formatos.

O WavePad suporta arquivos de áudio em diferentes formatos como WAV, MP3, M4A, AAC, GSM, VOX, AIF, FLAC, WMA, AU, OGG, MID, AMR, etc.

Mas além disso, esse programa ainda fornece recursos para restauração de áudio e uma biblioteca com centenas de efeitos. E ele possui versões para aparelhos Android e IOS também.

Esse programa possui uma versão gratuita e uma versão premium (com mais recursos).

Primeiros passos com o WavePad

É importante dizer que esse software de edição de áudio realização a edição destrutiva, ou seja, ao clicar em “Salvar” ele pega o áudio original e o modifica de forma permanente. O recomendado, então, seria fazer cópia dos arquivos originais antes de iniciar qualquer alteração.

O que você pode fazer com o WavePad:

– Gravação de vocais ou instrumentos (mas não é possível gravar um áudio e escutar o outro ao mesmo tempo, contudo você pode mesclar os dois depois);

– Restauração de áudio fazendo a remoção de ruídos, chiados, zumbidos, etc.;

– Há ferramentas para cortar, colar, copiar, dividir, etc. seja para criação ou edição de músicas, podcast, locuções, edição de áudio para vídeos e o que mais precisar.

O editor de áudio suporta taxa de amostragem de até 192 kHz em estéreo ou mono, sendo de 8, 16, 24 ou de 32 bits.

Ele não precisa de instalação, basta acessar o site oficial, ( https://www.nch.com.au/wavepad/index.html )  fazer o download e abrir o programa.

No canto inferior direito dele temos uma barra com as opções de gravação (bolinha vermelha), play, stop, pause, avançar e retroceder.

Mas um dos primeiros passos é fazer a configuração das entradas e saídas da sua placa de áudio, além das configurações para gravação e exportação.

Vá em “Tools” e depois em “Options” e se abrirá uma tela com as configurações para gravação e reprodução.

Na primeira aba deve escolher o “Sample rate” para gravação e reprodução. Após isso, vá em “Audio” nessa mesma tela e em “Device” escolha a sua placa de áudio e clique em “Ok”.

Sua primeira gravação com o editor de áudio WavePad

Com o comando “Ctrl + N” você insere uma nova faixa para gravação ou para inserir um arquivo de áudio. E basta pressionar a tecla “F5” para começar a gravação. Para parar a gravação basta usar “Esc”.

Após a gravação surgirá um botão sobre a track escrito “normalize” que serve para você deixar a faixa com a waveform normalizada. Clique sobre ela.

Para dar play e stop no áudio basta usar a barra de espaço do teclado.

Edição de áudio

Na barra superior estão algumas opções para edição como duplicate (duplicar um arquivo ou trecho dele), silence (para silenciar uma região), split (para dividir um arquivo de áudio), trim, etc

Se quiser deletar uma região do áudio basta selecioná-la com o mouse e ir no “X” (delete).

Veja também: 10 melhores opções para baixar músicas do Youtube

Coloque o mouse no canto esquerdo e role com o botão de rolagem do mouse e verá outras opções. Ali haverá opção de copiar e colar, por exemplo. Assim, basta selecionar uma região do áudio com o mouse e selecionar “Copy selection” e depois “Paste” para colar onde deseja.

Em “File” e “Save Project as…” você salva o seu projeto para continuar com a edição depois.

Os recursos de fade in e fade out estão mais abaixo no canto esquerdo. Basta selecionar a parte do começo ou do final do áudio e depois selecionar um desses dois recursos.

Removendo ruídos de forma automática

Se precisa remover um ruídos de uma track, basta abri-la no programa, usar o mouse para selecionar a região com o chiado e depois ir em “Cleanup” depois vá até “Noise Reduction” e em “Noise Removal Wizard”.

E se quiser voltar atrás em algum comando basta usar “Ctrl + Z” e retrocede uma ação. Use esse comanda quantas vezes precisa até chegar no ponto anterior desejado.

E para salvar seu arquivo basta ir em “File” e em “Save file as…” ou “Ctrl + SHIFT + S”.

Convertendo texto em áudio

Esse programa de gravação e edição de áudio conta ainda com um recurso que converte texto em áudio. Em “Convert text to speech” você escreve o seu texto, escolhe uma das vozes disponíveis e ele converte em áudio.

Publicidade