Início Variedades CCR NovaDutra realiza campanha de manutenção veicular com foco no superaquecimento do...

CCR NovaDutra realiza campanha de manutenção veicular com foco no superaquecimento do motor

Foto: Divulgação/Comunicação da CCR NovaDutra
Publicidade

Tão importante quanto escolher o destino é fazer a manutenção do veículo antes de viajar. Realizar a revisão do automóvel é a melhor forma de prevenir acidente e garantir a segurança de todos que estão na rodovia, principalmente nesta época do ano, entre dezembro e janeiro, quando o movimento de veículos é maior.

Publicidade

A falta de cuidado com o veículo pode acarretar uma série de problemas mecânicos, sendo o superaquecimento do motor um dos mais graves, podendo levar a fundição do motor. Ele ocorre quando o sistema de arrefecimento do automóvel – que provoca o esfriamento do motor – não funciona em conformidade. Na via Dutra, entre os meses de janeiro e outubro deste ano, a CCR NovaDutra atendeu 3.199 veículos com problemas de superaquecimento do motor. De janeiro a outubro deste ano, foram feitos 3.199 atendimentos na rodovia.

Campanha

Com o objetivo de orientar os motoristas sobre a importância da manutenção veicular, a CCR NovaDutra realiza a campanha com dicas sobre os cuidados básicos com o veículo. A iniciativa reforça a importância de verificar o nível de água e óleo do motor antes de viajar. Entre as ações para o período haverá distribuição de folhetos, divulgação de mensagens educativas nos painéis de mensagens variáveis (PMVs) e a veiculação de dicas de segurança na programação da CCRFM 107,5 NovaDutra.

“Problemas mais sérios podem ser identificados antes que comprometam outras áreas do motor, da parte elétrica ou mecânica. Motoristas compromissados com as revisões são os que conduzem os veículos que oferecem mais segurança nas cidades e estradas”, explica Virgílio Leocádio, Gerente de Atendimento da CCR NovaDutra.

Atendimentos

Para agilizar o atendimento ao motorista, existem mais de 100 câmeras em operação. As imagens são monitoradas no Centro de Controle Operacional da concessionária que, ao identificar um veículo parado, aciona as equipes operacionais para realizar o atendimento. Além das câmeras de monitoramento, as equipes de inspeção auxiliam também no atendimento informando o CCO sempre que um veículo com problema é localizado na rodovia.

O motorista pode acionar os serviços da concessionária pelo Disque CCR NovaDutra: 0800 0173536.

Dicas para realizar uma viagem segura:

  • Verifique o nível do combustível e calcule o tempo de viagem para não ficar parado na rodovia;
  • Use sempre o cinto de segurança;
  • Acomode as bagagens com cuidado no porta-malas;
  • Verifique a água no radiador, sistema de freios, faróis e lanternas;
  • Confira o estepe, triângulo, macaco e chave de roda;
  • Calibre os pneus, inclusive o do estepe;
  • Cheque o nível de óleo no motor;
  • Tenha os documentos do carro e do motorista atualizados e em mãos.

Como identificar o superaquecimento do motor? Fique atento aos seguintes sinais:

  • Luz acesa no marcador de temperatura no painel;
  • Vazamento de água azulada ou avermelhada no chão;
  • Barulho de ventoinha ligado com frequência e por muito tempo;
  • Fumaça saindo pelo capô do carro – em situações mais críticas.

Ao identificar um desses sinais com o automóvel em movimento, o motorista deve parar imediatamente e esperar 40 minutos para fazer a checagem do nível da água do radiador — esse é o tempo recomendado para a tampa esfriar e não causar queimaduras ao tentar abri-la. Se o nível de água estiver baixo, é necessário fazer a reposição do líquido com o motor do carro ligado e em marcha lenta para não causar choque térmico. Feito o procedimento, leve o veículo o mais rápido possível a uma oficina.

Publicidade