Início Pindamonhangaba Em virtude de queda do número de casos, gripário central será desativado...

Em virtude de queda do número de casos, gripário central será desativado dia 14 em Pinda

Foto: Divulgação/PMP
Publicidade

Em virtude da redução do número de casos de Covid-19, bem como de internações, não há no momento necessidade de o Sistema Público de Saúde manter em funcionamento o gripário central na estrutura atual. Desta forma, o gripário do centro na atual estrutura será desativado às 19 horas do dia 14 de dezembro.

Quem precisar de atendimento relacionado aos sintomas gripais ou suspeita por Covid-19 pode procurar o próprio Pronto-Socorro (24h) na ala específica para atendimento de sintomas gripais, além do gripário na UPA de Moreira César (24h) e do CTC (Centro de Tratamento Covid-19 Cidade Nova), que funciona até as 19 horas.

De acordo com a secretária de Saúde, Ana Cláudia Macedo, a situação vem sendo monitorada dia a dia por técnicos da pasta. “Analisamos todos os dias o número de casos, de internações, bem como a aplicação de vacinas. Neste momento não há necessidade de manter a estrutura do gripário central, pois o número de atendimento vem baixando e ainda manteremos outros três locais que a população poderá procurar se for necessário”.

Ana Claudia explicou que caso haja aumento no número de demanda para atendimento por contaminação da Covid-19 e seja necessário, a Prefeitura poderá reativar a unidade. “Os dados mostram que hoje não precisamos do gripário nesta estrutura atual, mas caso haja elevação no número de casos, voltaremos a ter o gripário em estrutura anexa ao Pronto-Socorro”, afirmou.

O procedimento é o mesmo em relação aos leitos de UTI. “Conforme há redução de usuários de leitos de suporte de ventilação, vamos diminuindo a quantidade de leitos de UTI. Mas temos totais condições de aumentar de um dia para outro o número de UTI’s. Da mesma forma, se detectarmos um volume grande de pessoas que precisam de serviços oferecidos no gripário, podemos reativar a unidade”, completou.

Apesar da redução de casos, a secretária alertou que cerca de 25 mil pessoas ainda não foram tomar doses de vacina contra Covid-19 – entre primeira, segunda e terceira dose. “A população precisa procurar as unidades de saúde e se imunizar. O esquema vacinal só é considerado completo com duas doses para Janssen ou três para Pfizer, AstraZeneca e Coronavac. Receber apenas uma ou duas doses não é adequado, com base no documento técnico do Ministério da Saúde. Além disso, as pessoas precisam utilizar máscaras e fazer a correta higienização das mãos com álcool 70”, alertou a secretária.

Publicidade