Início Pindamonhangaba Observatório Social de Pinda realiza encerramento do Programa Observador Social Mirim

Observatório Social de Pinda realiza encerramento do Programa Observador Social Mirim

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa
Publicidade

O Observatório Social do Brasil – Pindamonhangaba, realizará de 7 a 10 de dezembro, o encerramento do projeto piloto do Programa Observador Social Mirim. Os alunos que participaram farão apresentações com os temas aprendidos durante os encontros e receberam um certificado pela participação.

O Programa Observador Social Mirim atendeu neste projeto piloto cerca de 150 crianças de 10 a 11 anos, das escolas municipais Arthur de Andrade e André Franco Montoro.

Foram 7 encontros onde as crianças aprenderam de forma lúdica o valor da cidadania, através dos temas: o que é e o que faz o Observatório Social; entendendo como funciona o Brasil: organização, poderes, direitos e deveres do cidadão; civismo e cidadania; educação fiscal (orçamento público, nota fiscal, produtos piratas e importância social dos tributos); a importância do voto consciente; corrupção e atitudes individuais corretas. Tudo através de uma cartilha e brincadeiras.

Criado em 2016 pelo OSB de Brusque, o Observador Social Mirim é um programa de apoio pedagógico e de complemento educacional nas áreas de educação fiscal e cidadania aplicado em escolas e que tem como público-alvo os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental.

A aplicação do programa foi realizada através de um educador fiscal do Observatório Social e por voluntários.

O objetivo do OSB-Pinda é no próximo ano, com apoio de empresas locais, aplicar o projeto em mais escolas, por acreditar que a educação é a melhor forma de transformação. “Queremos transformar para melhorar a vida em nossa cidade e em nosso país, o caminho mais efetivo é a partir da educação, principalmente envolvendo as crianças. A metodologia do Observador Social Mirim é sensacional por envolver as crianças de forma totalmente interativa e lúdica. Se divertindo todos estão absorvendo valores e conceitos básicos de cidadania. Os excelentes resultados desse Projeto Piloto estão nos entusiasmando para ampliar e garantir que muito mais crianças aqui de Pindamonhangaba tenham acesso. E o engajamento de mais voluntários e mantenedores serão essenciais”, ressaltou a vice-presidente do OSB-Pinda, Maria Helena Simões de Carvalho.

Sobre o Observatório Social

O Observatório Social do Brasil (OSB), entidade da sociedade civil, de fins não lucrativos, tem seus objetivos focados na contribuição para a melhoria da gestão pública, trabalhando em favor da transparência e da correta aplicação dos recursos públicos.

Democráticos e apartidários, os Observatórios Sociais – OSBs estão presentes em mais de 150 cidades de 17 estados brasileiros. O Observatório Social atua no monitoramento das licitações municipais e da produção legislativa, assim como na inserção de empresas locais nas compras públicas, construção dos Indicadores da Gestão Pública e em ações de educação para a cidadania.

Publicidade