Início Política Doria inaugura escritório comercial em Nova York

Doria inaugura escritório comercial em Nova York

Foto: Governo do Estado de São Paulo/divulgação
Publicidade

Estado já mantém operações na Ásia, Oriente Médio e Europa e assegura apoio à internacionalização das empresas paulistas

O Governador João Doria inaugurou nesta quinta-feira (2), em Nova York, o escritório comercial do Estado de São Paulo para a América do Norte. Esta é a quarta representação internacional aberta pela atual administração, com foco prioritário na atração de investimentos de empreendedores estrangeiros e fundos de mercado para todo o estado.

“A principal missão será atrair novos investimentos para São Paulo, utilizando parcerias locais e conectando empresas do nosso estado às cadeias econômicas americanas”, afirmou Doria. “Tenho certeza que iremos alcançar excelentes resultados nas mais diversas áreas: financeira, tecnológica, comercial e ainda na promoção de turismo, cultura e educação”, reforçou.

O Governo de São Paulo já mantinha operações em Xangai (China), Dubai (Emirados Árabes Unidos) e Munique (Alemanha). Com a inclusão dos EUA, a rede estadual de apoio à internacionalização das empresas paulistas passa a cobrir praticamente o mundo todo, com atuação na América do Norte, Europa, Ásia, Oriente Médio e Norte da África.

Foto: Governo do Estado de São Paulo/divulgação

A coordenação dos escritórios internacionais fica a cargo da InvestSP, a Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade. A representação em Nova York vai dar suporte a empresários interessados em expandir negócios para a América do Norte e também atuar na atração de investimentos estrangeiros para São Paulo, com foco especial em projetos de sustentabilidade.

Sede dos principais bancos de investimentos e organismos internacionais, Nova York é considerada a capital financeira mundial e o maior centro global de negociação em mercados de capitais. A cidade norte-americana também é a principal origem dos investimentos greenfield – denominação dedicada a projetos inovadores em fase de planejamento e desenvolvimento – no Brasil.

“O escritório nos EUA é uma extensão de São Paulo na maior economia do mundo, com PIB acima de US$ 20 trilhões e grande parceiro do nosso estado e do Brasil. As portas estarão sempre abertas ao empreendedor paulista que quiser ampliar seu negócio e atuar no mercado norte-americano. E vamos ser agressivos para atrair investimentos estrangeiros que geram riqueza e empregos em São Paulo”, reforçou o presidente da InvestSP, Gustavo Junqueira.

Uma das diretrizes do novo escritório é angariar patrocinadores privados para projetos de economia verde em São Paulo, já que sustentabilidade é condição prioritária tanto para o Governo do Estado como para grandes grupos de investimento de EUA, Canadá e México. Atividades privadas em saúde, energia, infraestrutura e logística também são consideradas estratégicas pela InvestSP.

Sobre a Missão NY

A Missão Nova York começou na última quarta (1) e vai até a próxima segunda (6). A comitiva estadual é formada pelo Governador João Doria, o Presidente da InvestSP, Gustavo Junqueira, os Secretários de Estado Julio Serson (Relações Internacionais), Henrique Meirelles (Fazenda e Planejamento) e Patricia Ellen (Desenvolvimento Econômico) e um grupo de 26 empresários com negócios em São Paulo.

Nova York passa a sediar o quarto escritório internacional da InvestSP – os demais ficam em Xangai (China), Dubai (Emirados Árabes Unidos) e Munique (Alemanha). O principal objetivo da iniciativa é fomentar o empreendedorismo paulista e expandir a internacionalização da economia estadual com o novo escritório na América do Norte.

Publicidade