Início Pindamonhangaba Programa do Observatório Social de Pinda estimula cidadania em alunos da rede...

Programa do Observatório Social de Pinda estimula cidadania em alunos da rede municipal de ensino

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa
Publicidade

Cerca de 150 alunos da rede municipal de ensino estão aprendendo em sala de aula, noções básicas de cidadania e política, através do Programa Observador Social Mirim, do Observatório Social do Brasil – Pindamonhangaba.

As crianças que estão participando do Programa Observador Social Mirim aprendem sobre a importância em cuidar e valorizar o bem público, a importância social dos tributos arrecadados pelo governo e a obrigação de converter os valores dos impostos em serviços de qualidade para a população, destacando que a qualidade do serviço, será proporcional ao interesse da população em cuidar da boa aplicação desses recursos por parte do governo.

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa

O que é e o que faz o Observatório Social; entendendo como funciona o Brasil: organização, poderes, direitos e deveres do cidadão; civismo e cidadania; educação fiscal (orçamento público, nota fiscal, produtos piratas e importância social dos tributos); a importância do voto consciente; corrupção e atitudes individuais corretas, são os assuntos que os alunos estão aprendendo por meio de uma cartilha e jogos pedagógicos.

Criado em 2016 pelo OSB de Brusque, o Observador Social Mirim é um programa de apoio pedagógico e de complemento educacional nas áreas de educação fiscal e cidadania aplicado em escolas e que tem como público-alvo os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. A aplicação do programa está sendo feita por um educador do Observatório Social e por voluntários, que foram treinados e capacitados para aplicar os conteúdos de maneira lúdica para os alunos.

Segundo a educadora responsável em aplicar o programa, Fedra Santos Pimenta todo conteúdo está sendo passado para as crianças de forma lúdica, com jogos e atividades pedagógicas. “Com a abordagem destes temas de forma lúdica, os alunos aprendem temas de extrema relevância social, brincando”.

O Programa também está despertando a importância do voluntariado, e com isso está contando com a participação de voluntários em sala de aula que estão auxiliando no desenvolvimento das atividades e o retorno está sendo gratificante para os envolvidos.

“Eu posso dizer, sem sombra de dúvidas, que tem sido uma experiência incrível poder participar como voluntário de uma ação que agrega tanto para nossa sociedade, quando chegamos em sala de aula e olhamos aqueles rostinhos com sede de conhecimento, nos faz acreditar ainda mais que o futuro se molda a todo instante”, expressou o voluntário Elias Rodrigo Bazilio. 

Sobre o Observatório Social

O Observatório Social do Brasil (OSB), entidade da sociedade civil, de fins não lucrativos, tem seus objetivos focados na contribuição para a melhoria da gestão pública, trabalhando em favor da transparência e da correta aplicação dos recursos públicos.

Democráticos e apartidários, os Observatórios Sociais –OSBs estão presentes em mais de 150 cidades de 17 estados brasileiros. O Observatório Social atua no monitoramento das licitações municipais e da produção legislativa, assim como na inserção de empresas locais nas compras públicas, construção dos Indicadores da Gestão Pública e em ações de educação para a cidadania.

Em Pindamonhangaba, durante a pandemia, as reuniões acontecem toda última quinta-feira do mês, via zoom, das 17h30 às 18h50.

Publicidade