Iniciativa é promovida pela área de Desenvolvimento Social em todas as unidades do Poliedro, que fechou parceria com hemocentros de Campinas, São José dos Campos e São Paulo
O Dia Nacional do Doador de Sangue é celebrado no dia 25 de novembro para homenagear os que já doam voluntariamente e incentivar novos doadores a um ato simples e altruísta, e que ajuda a salvar muitas vidas.
A pandemia de Covid-19 contribuiu para diminuir o número de doadores que, segundo o Ministério da Saúde, teve redução de 15% a 20% na quantidade de doações. Ainda de acordo com o órgão, apenas 1,6% da população brasileira doa sangue regularmente.
Com objetivo de conscientizar a população sobre a importância desse ato social, o Poliedro Educação, grupo com quase 30 anos de atividades e composto por três unidades de negócios – Sistema de Ensino, Colégio e Curso, promove o programa “Salve até 3 Vidas” entre os dias 16 e 25 de novembro.
A ação é uma iniciativa da área de Desenvolvimento Social da instituição, que estabeleceu essa parceria com hemocentros de São José dos Campos, Campinas e São Paulo para estimular a doação entre seus colaboradores, alunos maiores de 16 anos, pais e responsáveis, além de toda a comunidade escolar dessas cidades em que suas unidades estão localizadas e dos profissionais do Sistema de Ensino.
“O programa Salve Até 3 Vidas é parte da busca recorrente e perene do Poliedro pela ampliação de parcerias de valor, que podem promover benefícios para a sociedade. Trata-se de uma diretriz importante que está na agenda evolutiva de sustentabilidade corporativa e responsabilidade social da instituição, e ainda ajuda hemocentros que tiveram um impacto significativo de doações diante da pandemia”, explica a supervisora de Desenvolvimento Social do Poliedro Educação, Wanessa Laschi.
Com o programa, o Poliedro tem como objetivo reforçar seu compromisso com a sociedade, que por meio da área de Desenvolvimento Social, ancorada nos pilares Ambiental, Social e Governança, deve promover uma série de iniciativas, projetos e atividades com propósitos alinhados com a agenda global de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), contribuindo com ações diárias e estabelecimento de metas que impactam de forma positiva indivíduos de gerações atuais e futuras.
“Queremos incentivar cada vez mais nossa comunidade a vestir a camisa do voluntariado e ajudar o desenvolvimento da sociedade, reduzir as disparidades sociais, promover a educação ambiental, de bem-estar e de cidadania, preservar a diversidade e a cultura, por meio de relações sustentáveis”, complementa Wanessa.
Como doar?
Para ser doador é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, ter boas condições de saúde, não estar em jejum, ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas. O voluntário também não pode ter tido Covid-19 ou ter se vacinado contra o vírus nos últimos 30 dias.
Doar sangue é um procedimento rápido, simples e seguro. Toda a comunidade escolar do Poliedro poderá comparecer ao Hemocentro UNICAMP, Banco de Sangue Paulista na Capital – SP e Serviço de Hematologia e Hemoterapia de São José dos Campos.
SERVIÇO:
Quando, em qual horário e quais localidades?
Em Campinas, São José dos Campos e São Paulo.
- 16 a 25 de novembro
- A partir das 7h30, nas 3 cidades
Campinas e São Paulo – doações até 15h
São José dos Campos – doações até 12h30
ATENÇÃO:
- De 22 a 25/11 (em São José dos Campos com distribuição de senhas)
- Sábado e Domingo não há expediente nos Hemocentros.
Quem?
Colaboradores, Comunidade Escolar, incluindo pais e responsáveis todos acima de 16 anos (e +50kg)
Endereços:
Hemocentro UNICAMP
Universidade Estadual de Campinas – R. Carlos Chagas, 480 – Cidade Universitária, Campinas – SP, 13083-878
Banco de Sangue Paulista – Vila Nova Conceição
R. Dr. Alceu de Campos Rodrigues, 46 – 14º Andar – Vila Nova Conceição,
São Paulo – SP, 04544-000
Hemocentro SJCampos
Rua Antonio Saes, 425 – Centro, São José dos Campos – SP, 12210-040