Início Caraguatatuba Começa nesta sexta-feira o Caraguá Beer Festival 2021

Começa nesta sexta-feira o Caraguá Beer Festival 2021

Foto: Luis Gava/PMC

A Praça da Cultura (Avenida da Praia), no centro, recebe nesta sexta-feira (19) a edição 2021 do Caraguá Beer Festival. Mais de 12 mil pessoas são esperadas nos três dias de evento de cerveja e chopp artesanais que segue até domingo (20).

Publicidade

Os expositores, entre cervejeiros e comerciantes do setor alimentício, dão os últimos retoques para que a festa possa ser aberta por volta das 18h, já com apresentação da banda de ‘classic rock’ Tamoios.

O comerciante Camilo Neder, do Café Prosa e Poesia, está feliz com sua segunda participação no evento. Para ele, o Beer Festival tem a característica de atrair um público diferenciado, que pede algo mais refinado, procura ouvir uma boa música e apreciar cerveja de alta qualidade.

Como vencedor do Caraguá A Gosto 2021, ele teve direito a um estande e destaca que a participação é muito importante para colocar a marca do seu comércio para o mundo. “Teremos a oportunidade de conhecer novos fornecedores de cerveja e estar reunido com amigos”.

Antonio Dirceu Pigatto Azevedo, presidente da Associação dos Cervejeiros Artesanais de Caraguatatuba (ACEAC), também se diz encantado com o Beer Festival. A entidade tem 12 membros e representa as marcas Cervejaria Mangona, Pigatto´s Beer, Empório Napa Beer, Cervejaria Guanandi, Robusta Cervejaria e Latitude 23, todas presentes no evento no estande disponibilizado pela Prefeitura de Caraguatatuba.

“Estamos felizes com o evento, tanto que após a última edição fundamos nossa associação para conseguir insumos com maior qualidade e menores preços, além de trocarmos receitas e experiências. No Beer Festival mostramos o nosso produto e a excelente qualidade das cervejas de Caraguatatuba”.

Pelos atuais padrões, ele ensina que uma cerveja pilsen pode ficar pronta em até 8 horas de preparação, não importa se 20 ou 200 litros. No processo, tem a moagem do malte e o pré-cozimento, quando se transforma em mosto. A partir daí há a filtragem, o resfriamento e a fermentação, quando é adicionada a levedura e, efetivamente, se transforma em cerveja. Depois de cinco dias de descanso da receita pronta, ela é esfriada, decantada e feito o descarte ou envasamento em garrafas, barris ou recipientes pet.

Cervejas tipo lager tem um processo maior que pode chegar a 28 dias, no mínimo, mas as mais apuradas podem levar meses nesse processo de apuração antes de serem envasadas.

Foto: Luis Gava/PMC

#PraCegoVer: Área do espaço onde será o Beer Festival em arrumação (Foto: Luis Gava/PMC)

Após essa breve explicação, a dica é ir ao local do evento para curtir os três dias de festa que terá ainda uma vasta programação com músicos locais. Junto com a cerveja artesanal, uma Praça de Alimentação foi montada para a apreciação de aperitivos, lanches, churrasco e até doces.

O prefeito Aguilar Junior destaca que este evento visa contribuir com a retomada econômica, já que é direcionado a uma demanda cada vez mais crescente e consolidada e faz parte do Calendário Oficial de Eventos, com expressiva adesão e crescimento.

Ele disse ainda que serão seguindo todos os protocolos sanitários, como aferição de temperatura e álcool em gel, além do uso de máscara quando a pessoa estiver circulando pelo recinto.

A secretária de Turismo, Maria Fernanda Galter Reis, também está animada e acredita na venda de mais de 15 mil litros cervejas em três dias de festa. “Somente os produtores locais conseguem fazer mais de 3 mil litros e os de outras cidades garantem saciar a sede dos nossos visitantes”.

Além das cervejarias locais, estão confirmadas a presença de representantes de São José dos Campos, Jacareí, São Sebastião, Sapucaí-Mirim e Botucatu. Haverá ainda os trucks beers de São José dos Campos, Piracaia, Taubaté, Jacareí, Suzano, Campos do Jordão e Jundiaí.

Transporte

Lembrando que quem quiser participar do Beer Festival e não se preocupar em dirigir, a Prefeitura de Caraguatatuba deixou pontos de táxi na porta do evento e na Praça Diógenes Ribeiro de Lima. Transporte por aplicativos regulamentados também podem embarcar e desembarcar passageiro no local.

Programação musical

Sexta-feira (19)

18h – Banda Tamoios – Classic Rock
20h – Banda Jack´s – Classic Rock
22h – Zamba  – Rock a Música Eletrônica

Sábado (20)

13h – Zé Andrade – Sertanejo
14h – Choro Cinema Mudo – Choro
16h – Lua e Rodrigo – MPP e Smba
18h – Fernanda Letúria – Pop Rock
20h – Strong Folk – Rock e Pop
22h – Conexão Central

Domingo (21)

14h – Projeto Difusa – Clássico e Pop
16h – The Dukes – Rock
18h – Joe Tenta! – Rock
20h – Conexão Sertaneja