Início Pindamonhangaba Professores da rede municipal de Pinda participam de visita monitorada no Parque...

Professores da rede municipal de Pinda participam de visita monitorada no Parque do Trabiju

Foto: Divulgação/PMP
Publicidade

No dia 17 de novembro, profissionais da educação municipal e do Projeto Casa Verde, visitaram o Parque Natural Municipal do Trabiju. A visita foi orientada pelo Professor Doutor Júlio César Voltolini, coordenador do Grupo de Pesquisa e Ensino em Biologia da Conservação (ECOTROP).

Na ocasião, os profissionais puderam conhecer o parque e aprender com o doutor Júlio César Voltolini como guiar as visitas com os alunos, com o intuito de mostrar os pontos principais do parque, e sua importância na conservação de espécies ameaçadas de extinção.

Foto: Divulgação/PMP

Segundo o doutor, durante a visita foi “desenvolvida uma atividade de aprendizagem ativa com as professoras explorando perguntas sobre a vegetação da floresta Atlântica”.

Foto: Divulgação/PMP

A partir do ano que vem, a Secretaria de Educação disponibilizará uma vez por semana, ônibus para levar os alunos ao Parque do Trabiju, com visitas monitoradas por professores do Projeto Casa Verde.

Casa Verde – Formado por quatro professoras da rede municipal de Pindamonhangaba, o Projeto Casa Verde tem o objetivo de promover a educação ambiental para crianças, adolescentes e professores das escolas da cidade. O projeto da Secretaria de Educação da Prefeitura desenvolve palestras, hortas, oficinas, e dinâmicas nas escolas da cidade, além de trilhas monitoradas no Parque do Trabiju e no Parque da Cidade.

Parque do Trabiju – Em 1899 a Fazenda da Represa foi comprada pelo município com o intuito de abastecer a cidade com água potável vinda de lá. Com o passar do tempo, o território foi se transformando em reserva ambiental ecológica, até que em 2009 foi nomeado de Parque Natural Municipal do Trabiju, nome do riacho que nasce na Serra da Mantiqueira e passa pelo local.

Publicidade