Início Pindamonhangaba Cia Mônica Alvarenga é homenageada no 43º FESTE em Pindamonhangaba

Cia Mônica Alvarenga é homenageada no 43º FESTE em Pindamonhangaba

Foto: Elisa Monteiro/Divulgação
Publicidade

Há 6 anos o Departamento de Cultura de Pindamonhangaba tem escolhido um espetáculo participante do FESTE do ano anterior para estampar os materiais de divulgação do festival, a fim de homenageá-lo e colocá-lo em evidência no Festival Nacional de Teatro de Pindamonhangaba.

A escolha se dá por pessoas ou grupos que contribuíram pelas artes cênicas na cidade. Na edição de 2020, o homenageado foi Marcelo Denny. A homenagem se deu por conta de seu falecimento, em agosto do mesmo ano.

A consagrada da vez é a Cia de Dança Mônica Alvarenga, com imagem do espetáculo Conexão Ruínas, apresentado no festival do ano anterior. O espetáculo foi escolhido para estampar os banners do FESTE de 2021.

O Conexão Ruínas foi um projeto contemplado no edital linguagens artísticas, do Fundo Municipal de Apoio as Políticas Culturais e Proac Municípios em 2019. Segundo a diretora de Cultura, Rebeca Guaragna, “em 2020, devido a pandemia, realizamos o 1º Feste de forma virtual, com a participação apenas de grupos de teatro de Pindamonhangaba, momento no qual o resultado deste projeto pôde ser apresentado no Festival”.

O espetáculo visa provocar a reflexão sobre as ruinas contidas na cidade de Pindamonhangaba, como a ruinas de Taipas, a fazenda Amarela, a Antiga Estação Central do Brasil, a Fazenda Coruputuba, as Ruinas da Água Preta, a Igreja Santana, o Parque da Cidade e a Antiga Fábrica de Telhas e Tijolos Cerâmica.

A diretora completa dizendo que “o espetáculo Conexão Ruinas carrega consigo histórias que possibilitam a reflexão da ação do tempo sobre nosso patrimônio histórico”.

A diretora e professora da Cia de Dança Cênia Mônica Alvarenga conta que achou interessante ter sua peça estampando os banners do Festival de Nacional de Teatro desse ano. Mônica Alvarenga ainda completa dizendo que ver a sua imagem usada para esse fim “faz em para o ego”.

O que é o espetáculo Conexão Ruínas da Cia de Dança Mônica Alvarenga?
Com Movimentos abstratos, oriundos das imagens capturadas por meio da técnica da macrofotografia com a lente invertida, CONEXÃO RUÍNAS traz para a cena por meio de uma linguagem experimental e contemporânea, um novo olhar sobre as ruínas, uma reflexão sobre o nosso patrimônio histórico e sobre o tempo. Ressignificando sua ancestralidade, sua relação social e sua existência e resistência num tempo presente arruinado pelo capitalismo e pela globalização. Um tema que é tão presente e atual: O que é importante hoje? O que foi importante ontem? Que história é essa? História de quem? Do que? O que são ruínas? Conexão Ruínas representa o retrocesso cultural, social e político, criando assim um espetáculo não linear, que une fotografia, teatro e dança.

O que é o FESTE?
É um festival de teatro, que foi criado em 1974 no município de Pindamonhangaba, inicialmente com participação de grupos de teatro do Vale do Paraíba. Atualmente, o FESTE recebe inscrições de grupos teatrais de todo o país.

Além de companhias de Pindamonhangaba e região, a 43ª edição do Festival Nacional de Teatro conta com grupos de teatros e artistas independentes de Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Publicidade