A Prefeitura de Taubaté realizou na manhã desta sexta-feira, 05 de novembro no auditório do Centro de Formação de Professores da Secretaria de Educação, reunião para discutir ações e propostas de segurança pública para o município, com as Policias Militar, Civil, Cientifica, Federal Rodoviária, Conselho de Segurança, Presidente da Câmara Municipal e Vereadores.
Viabilizada pela Secretaria de Governo e Relações Institucionais, a reunião possibilitou o encontro de diversas frentes de segurança pública e seus representantes, permitindo o dialogo e debate acerca de questões relacionadas a segurança que afetam o município.
Foram apresentadas pelo Secretário de Segurança Capitão Souza, as ações que são desenvolvidas através da Guarda municipal, de proteção, segurança e preservação do patrimônio público. Também apresentaram os números e dados das ações realizadas o Major PM Rizzi Coordenador Operacional do 5º Batalhão da Policia Militar, o Delegado Seccional da Polícia Civil Dr. Marcio Marques Ramalho, que na ocasião também apresentou um panorama geral da estrutura e efetivo de investigadores que a Policia Civil dispõe atualmente e o trabalho realizado apesar dos desafios encontrados.
Durante a reunião o Prefeito José Saud parabenizou o importante trabalho realizado por todos os agentes das forças de segurança e ressaltou o empenho que a Prefeitura vem realizando para melhorar e ampliar a segurança de Taubaté, como a aquisição de 4 Drones de alta tecnologia com capacidade para captura de imagens, que serão destinados as forças de segurança e contribuirão com os trabalhos realizados pela Guarda Municipal, Policia Militar, Policia Civil e Federal, além de decibelímetros e a criação da atividade integrada, que semelhante a atividade Delegada, permitirá que a Policia Civil atue de maneira a reforçar ainda mais os trabalhos de investigação.
A Atividade Delegada que teve seu convênio renovado em julho, também recebeu novos investimentos pela Prefeitura, possibilitando aumento no efetivo de 60 para 120 Policiais Militares nos meses de novembro e dezembro, atuando no patrulhamento e garantindo mais segurança para Taubaté. Atualmente o convênio possibilita a atuação de até 150 Policiais Militares.
Diante de todas as ideias e sugestões colocadas durante o encontro, ficou estipulado a data de 16 de novembro para que cada autoridade e representantes das forças de segurança presentes na reunião, enviem suas propostas para a Chefia de Gabinete da Prefeitura. Desta forma projetos, ações e medidas sugeridas serão estudadas e avaliadas quanto da possibilidade de implementação pelo Prefeitura de Taubaté.